O urbanista francês Alain Bertaud participou na terça-feira, 18, do workshop “Densidade Urbana não se Desenha”, realizado na sede da Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF). Na ocasião, ele apresentou os principais tópicos do seu livro “Ordem sem Design: Como os Mercados Moldam as Cidades”, considerado um marco para o urbanismo contemporâneo.
O evento fez parte da agenda de programação entre o ACIF e o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), que trouxe o urbanista a Florianópolis para debater temas que envolvem o desenvolvimento urbano da cidade. Durante o bate-papo, o urbanista abordou a relação entre a produtividade das cidades e o tamanho de seus mercados de trabalho, destacando que as cidades devem viabilizar o funcionamento do mercado de trabalho, enfatizando que a terra e a moradia na cidade devem ter custo acessível para aqueles que trabalham naquela cidade. Para ele, uma cidade próspera e dinâmica muda o tempo todo e o uso sobre a terra tem que ser permanentemente reciclada, o que ele chama de “ordem espontanea”.
“Se o mercado de trabalho de uma cidade colapsa, tudo o que gostamos em uma cidade, colapsa. Essa é a tarefa dos planejadores urbanos, encontrar uma forma de viabilizar esse funcionamento. Em termos práticos o que isso significa: a terra e a moradia na cidade devem ter custos acessíveis para aqueles que trabalham naquela cidade”, disse.
Com base em sua experiência de cinco décadas em planejamento urbano em 40 cidades ao redor do mundo, Bertaud estabeleceu uma conexão entre a concepção da infraestrutura e dos mercados, argumentando que ambos são complementares. Ele também critica as regulações de uso do solo em várias cidades que visam redesenhar o que já existe, em vez de apenas tentar aliviar externalidades negativas claras.
Alain Bertaud é pesquisador sênior do Marron Institute of Urban Management, da Universidade de Nova York, e ocupa o cargo de principal planejador urbano do Banco Mundial. Seu trabalho se concentra principalmente na interação entre formas urbanas, mercados imobiliários e regulamentações e infraestrutura de transporte urbano na formação das estruturas espaciais das cidades. É autor de vários livros, incluindo “Order sem Design: Como os Mercados Moldam as Cidades”.
Para o presidente da ACIF, Rodrigo Rossoni, a presença do urbanista em Florianópolis traz importantes contribuições para o debate sobre o desenvolvimento urbano da cidade.
“Espero que possamos cada vez mais promover debates como este em prol de uma cidade mais sustentável e desenvolvida, que é o desejo da ACIF e SINDUSCON. Que possamos esmiuçar temas abordados por Alain e pensar em estratégias de como realizar e desenvolver os tópicos na prática, construindo uma cidade mais livre, permitindo acesso ao trabalho, moradia decente, e especialmente impulsionando seu desenvolvimento sustentável”, finalizou.