A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores de Santa Catarina (Fenabrave-SC), que representa 558 concessionárias em todo o estado, divulgou os resultados do setor automotivo para novembro de 2024. A entidade contempla concessionárias dos segmentos de automóveis, comerciais leves, caminhões, tratores, máquinas agrícolas, motocicletas e implementos rodoviários.
O mercado automotivo catarinense registrou um crescimento expressivo de 21,34% no acumulado de janeiro a novembro de 2024, com 200.939 unidades licenciadas, frente às 165.604 unidades no mesmo período de 2023. Em novembro de 2024, foram emplacadas 18.748 unidades, representando um aumento de 16,45% em relação ao mesmo mês de 2023, quando foram licenciadas 16.100 unidades. Entretanto, em comparação a outubro de 2024, que registrou 21.858 unidades, novembro apresentou uma queda de 14,23%.
Os dados de tratores e máquinas agrícolas, que possuem um mês de defasagem, indicaram uma retração nas vendas nacionais. Em outubro de 2024, as vendas caíram 11,98% em relação a setembro. Na comparação com outubro de 2023, a redução foi de 13,48%. No acumulado do ano, esse segmento apresentou uma queda de 24,23% em relação ao mesmo período de 2023.
O Diretor Regional da Fenabrave e Presidente do Sincodiv-SC, Alfredo Breitkopf, comentou: “Estamos vivendo um momento de grande crescimento para o setor de distribuição de veículos em Santa Catarina. O aumento de 21,34% no acumulado de 2024 é um indicativo claro da recuperação e fortalecimento do mercado. Continuaremos a trabalhar arduamente para sustentar esse crescimento e buscar novas oportunidades para nossos associados, garantindo que possamos oferecer sempre o melhor serviço e atendimento.”
Entrevista com o Diretor Executivo da Fenabrave-SC, Piter Santana
INFORME FLORIPA: Chegamos ao último mês do ano com um crescimento acumulado de 21,3% nas vendas na comparação entre 2024 e 2023. Apesar do fechamento anual só ocorrer em janeiro, qual balanço pode ser feito neste momento sobre o ano para o setor em SC?
PITER: O ano de 2024 foi marcado por um crescimento significativo em todos os segmentos veiculares e em todas as regiões de Santa Catarina. Esse aumento de 21,34% no acumulado do ano é um indicativo claro da recuperação e fortalecimento do mercado automotivo no estado. Com esse novo olhar adotado pela entidade, com a implementação de pilares estratégicos de representatividade, relacionamento, capacitação, gestão e benefícios, vimos nos resultados de vendas esse crescimento, e estamos sempre buscando melhorar cada vez mais o ambiente de negociação e novas oportunidades para nossos associados.
INFORME FLORIPA: “Neste ano o setor registrou crescimento em todos os segmentos veiculares e em todas as regiões catarinenses. A partir deste resultado, o que é possível projetar para 2025? Manutenção do patamar atual já seria um bom resultado ou se espera novo crescimento?”
PITER: “Para 2025, esperamos manter o patamar atual de crescimento, o que já seria um excelente resultado. Estamos otimistas e acreditamos que, com as estratégias certas e o apoio contínuo aos nossos associados, e boas negociações com as montadoras e bancos, podemos alcançar patamares ainda melhores de crescimento.”
INFORME FLORIPA: “Como foi o comportamento dos preços dos veículos neste ano e o que é possível projetar em relação a este tema para 2025?”
PITER: “Os preços dos veículos se mantiveram relativamente estáveis ao longo de 2024, apesar das pressões inflacionárias. Para 2025, esperamos que os preços continuem estáveis, mas estamos atentos a qualquer mudança no cenário econômico que possa impactar os custos.”
INFORME FLORIPA: “O novo ciclo de alta na taxa básica de juros pode ser um entrave nas vendas para 2025?”
PITER: “A alta na taxa básica de juros é, sem dúvida, um desafio para o setor, pois pode impactar o financiamento de veículos. No entanto, estamos trabalhando em conjunto com as instituições financeiras para oferecer condições atrativas aos consumidores e minimizar esse impacto.”