A primeira quinzena de janeiro foi marcada por dias de bastante calor. Além das férias escolares, o período é também um momento de descanso para muitas pessoas que buscam aproveitar toda a diversão da estação mais quente do ano para recarregar as energias.
Em Palhoça, os dias mais quentes têm como característica o aumento da procura pelas praias do município e, também, pelos parques e áreas abertas, locais em que é possível a prática de esportes e atividades ao ar livre.
Por isso, a Secretaria de Saúde alerta à população e aos turistas que estão visitando a cidade sobre a importância de manter-se hidratado durante o verão. Muitas vezes, a agitação e a empolgação do momento acabam centralizando todas as atenções, por isso, é
fundamental se prevenir e encontrar maneiras de manter a hidratação especialmente se a temperatura estiver muito elevada.
Sintomas da desidratação
As altas temperaturas, o desenvolvimento de atividades físicas de forma intensa e a exposição prolongada ao sol fazem com que seja necessária a ingestão de uma quantidade maior de líquidos, justamente com o objetivo de promover a hidratação. Por isso, caso você sinta tontura, dor de cabeça, fadiga e fraqueza, pode ser sintomas de desidratação. Então, procure rapidamente uma fonte para se reidratar.
Mantenha-se hidratado
Para quem está na praia ou praticando alguma atividade física ao ar livre, a boa notícia é que existem diversas formas de evitar a desidratação. Uma das mais simples é justamente manter o hábito de beber água com regularidade. Beber ao menos dois litros de água por
dia é uma boa forma de não sofrer os sintomas da desidratação.
É possível se hidratar também com outras fontes líquidas como sucos, água de coco e bebidas isotônicas ou energéticas. Porém, sempre que possível, dê preferência para a água.
Existem alimentos que também ajudam na hidratação. Frutas como pêra, melancia, melão, uva e maçã, e legumes como tomate, cenoura e rabanete também contribuem para evitar a desidratação.