Hoje é quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALVerão exige mais atenção no combate a dengue em São José

Verão exige mais atenção no combate a dengue em São José

Serraria, Forquilhas, Forquilhinhas, Barreiros e Real Parque são os bairros que mais registram focos do mosquito

Publicidadespot_img

A Prefeitura de São José, por meio da Vigilância Epidemiológica, reforça a batalha para combater os focos de dengue no Município diariamente. Com a chegada do Verão, a atenção deve ser redobrada, pois a estação garante a temperatura ideal para o surgimento do mosquito.

De acordo com o último boletim epidemiológico emitido até dezembro de 2022, entre os locais preferidos pelo Aedes Aegypti estão os pequenos depósitos com 36,6%, seguidos de locais com acúmulo de lixo e sucatas com 22,4% e pneus com 17,5%. Ainda segundo o boletim, entre os meses de outubro a dezembro quatro pessoas foram infectadas.

Os bairros com maior quantidade de focos são Serraria com 320, seguido de Forquilhas com 298, Forquilhinhas 277, Barreiros com 261 e por último Real Parque com 178. Tratam-se de regiões populosas, por isso o maior número de focos.

Combater o mosquito não é impossível. Mas para que a estratégia dê resultados, a equipe da Secretaria da Saúde destaca a união de forças entre o poder público e a população. As pessoas precisam fazer o devedor de casa, não deixando água parada nos recipientes; ainda devem cobrir a caixa d’água e mantê-la limpa no interior; cobrir com areia fina os “pratinhos” que sustentam os vasos de plantas; dar um jato de água nas plantas aquáticas com frequência, etc. Além disso, os cuidados devem ser estendidos para as pessoas, como o uso de repelentes, mosquiteiros na cama dos bebês e o uso de inseticidas dependendo da situação.

Os moradores que notarem o possível surgimento do mosquito ou tiverem dúvidas sobre o tema, devem entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde, por meio do telefone 0800 645 9889.

CICLO DE VIDA DO AEDES AEGYPTI

O mosquito leva quatro etapas até atingir a fase adulta. A primeira se inicia no ovo, depois larva, pupa e forma adulta, que leva em média de 7 a 10 dias. Por esse motivo, é importante realizar a manutenção dos espaços periodicamente, pela velocidade do desenvolvimento do inseto.

ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa