spot_img
Hoje é terça-feira, 15 de abril de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioADRIANO RIBEIROVereadores ameaçam “abrir a caixa preta” do Consórcio Fênix

Vereadores ameaçam “abrir a caixa preta” do Consórcio Fênix

Sucessivas reclamações das mais variadas como ônibus sem manutenção de uma forma geral, com pneu careca, sem ar condicionado e agora até com goteira da água da chuva estão chegando aos vereadores que estão indignados com a situação e cogitam a instauração de uma CPI para investigar o Consórcio Fênix

spot_img

A péssima manutenção dos ônibus do Consórcio Fênix revolta seus usuários e essa indignação chegou aos vereadores da Capital. “Eu cansei. Vou abrir uma CPI nessa Casa contra o Consórcio Fênix. Essa caixa preta já passou do limite e conto com todos os vereadores e vereadoras dessa Casa”, disse o vereador Jeferson Backer (MDB) da Tribuna da Câmara na sessão desta segunda (7).

O vereador mostrou a necessidade de ‘tomar uma providência para não ser omisso’. “Não pela primeira, não pela segunda, provavelmente não pela terceira, quarta ou quinta vez que eu subo nessa tribuna para falar da vergonha do transporte público nos morros e comunidades dessa Capital”, desabafou Jeferson.

O vereador apontou que ao longo dos últimos meses são inúmeras as reclamações como pneu careca e até ônibus sem freio. Porém, a gota d´ água foi um vídeo que chegou ao seu conhecimento nessa segunda (7). “Vejam a situação, chove mais dentro do ônibus que fora. Até quando as comunidades vão ter que passar por isso. Sete horas da manhã o trabalhador pegando esse ônibus pra ir trabalhar”, desabafou o vereador ao mostrar o vídeo de um ônibus com muita água da chuva molhando seu interior.

O vereador ponderou que as justificativas dadas pelo Consórcio já não cabem mais, dada a situação caótica. Segundo ele, na semana passada foram retirados de circulação 12 ônibus por má conservação, ‘mas continua essa vergonha’, reclama. “E não interessa se está em recuperação judicial ou se não está porque a passagem está sendo cobrada”, comentou pedindo o apoio dos vereadores para abrir a CPI do Consórcio Fênix.

VEJA ABAIXO UM DOS VÍDEOS APRESENTADOS PELO VEREADOR:

Vários vereadores aprovam CPI

A fala do vereador Jeferson foi apoiada por diversos vereadores presentes na sessão que se prontificaram a também assinar favoravelmente para a abertura da CPI. Foi o caso dos vereadores Rafael de Lima (PSD), Adrianinho (Republicanos), João Bericó (PL), Gilberto Gemada (PL), Leonel Camasão (PSOL) e Pri Fernandes (PSD).

O vereador Rafinha disse que os indícios mostram que o Consórcio não cumpre o contrato. “Isso é descumprimento contratual. No contrato exige a necessidade de renovação de frota. Que a frota seja utilizada nos parâmetros mínimos para que esse tipo de coisa não aconteça”, comentou o vereador.

Já o vereador Adrianinho lembrou que essa triste realidade já existia há 20 ou 30 anos e não mudou nada com o Consórcio. “Isso já era inadmissível naquela época com aqueles ônibus, os vermelhinhos, em que as portas abriam sozinho. Não podemos admitir mais esse tipo de situação. Nem admitir também os ônibus sem ar condicionado que circulam no verão, nem ônibus superlotados”, ponderou o vereador do Republicanos.

O presidente interno da Câmara, vereador João Bericó (PL) disse que concorda 100% com a indignação. Ele citou ainda que recebeu uma denúncia contra o Consórcio. Segundo ele, não bastasse o problema dos ônibus, em Canasvieiras, a fossa do Terminal está invadindo um terreno particular vizinho.

Outro que se manifestou foi o vereador Gilberto Gemada (PL). Ele fez uma fala na condição de quem trabalhou por anos como motorista do transporte público da Capital. “Isso ai não é caso isolado. Isso acontece em diversas linhas que têm ônibus assim, com falta de manutenção. A gente vem avisando sobre pneus carecas e outras coisas. A gente os avisa, mas não resolve”, frisou.

Gemada lembrou-se ainda das linhas que foram retiradas na pandemia e não foram repostas até hoje. Ele lembrou ainda da dita ‘economia’ com a retirada dos cobradores. “Achei que com a retirada dos cobradores as empresas iriam lucrar mais e melhorar os ônibus”, falou.

O vereador Camasão (PSOL) se uniu aos demais vereadores. “Estou de acordo integralmente com a fala de todos. Sobre o objeto de uma CPI do Consórcio Fênix quero dizer que esse vereador tem muito interesse nessa propositura, não só para investigar os itens do contrato que não estão sendo cumpridos, mas também pela forma de calculo da tarifa que se tornou hoje um grande engodo da população que paga muito mais do que o sistema custa”, falou.

Também se mostrou solidária à cobrança a vereadora Pri Fernandes. “Vamos também estar juntos na CPI. É um absurdo o valor que se paga na passagem. É pneu careca e agora, gente, as pessoas vão pro trabalho e têm que levar um guarda-chuvas para abrir dentro do ônibus”, questionou, e ainda citou que costumeiramente encontra ônibus estragados pelas ruas da Capital.

Clique para receber a COLUNA DO ADRIANO no whatsapp:  https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa