A Comitiva da Prefeitura de Florianópolis que participa esta semana da “Missão Ecossistemas de Inovação”, na Colômbia, busca entender o processo e as ferramentas desenvolvidas que fizeram a cidade de Medellín se destacar no mundo através da tecnologia e da inovação. As principais práticas serão implantadas na mobilidade urbana de
Florianópolis.
De acordo com a coordenadora de projetos especiais da Prefeitura da Capital, Zena Becker, para entender o processo é necessário conhecer e saber como foram executados os métodos adotados pela cidade colombiana para que se transformassem em oportunidades e desenvolvimento social. “Quando falamos que queremos uma cidade integrada e incluída,
precisamos ter ferramentas para que isso aconteça, e o que nós viemos fazer aqui é olhar isso. Em Florianópolis existem muitas ações de inovação, mas nós queremos entender o que já temos de bom, quais as experiências que precisamos trocar e o que podemos aproveitar”, pontua.
Nos primeiros dias do evento, os representantes participaram de reuniões, palestras e visitas em que puderam conhecer os Planos Urbanos da cidade colombiana e como foram desenvolvidas algumas das principais estratégias. “Medelín era uma das cidades mais inseguras do mundo. Eles criaram planos de transportes, principalmente de metrô e
teleférico, para que as pessoas pudessem ter a oportunidade de sair da comunidade – denominadas áreas de risco – e irem até onde tem emprego, e, automaticamente, isso gerou renda”, explica Zena.
Nesta quarta-feira (10), a programação do evento continua. A Comitiva realizará uma Visita Técnica ao Centro Comunitário Del Valle del Software San Javier e terá uma palestra com Davinson Mosquera, coordenador do projeto. Além disso, eles irão visitar a Comuna 13 e a Casa Kolacho. Grafitti Tour com Jeiko Recorrido em Comuna 13. Já na quinta-feira, 11, será realizada uma Visita Técnica na Universidade EAFIT e na empresa de TI /MAT.
A programação do evento segue até a próxima sexta-feira (12), quando os representantes retornarão a Florianópolis e um balanço será divulgado com as principais ideias que serão aproveitadas na Capital.
Com participação de integrantes do Movimento Floripa Sustentável, Sinduscon Grande Florianópolis, Câmara de Vereadores da Capital e Assembleia Legislativa, a Missão Medellín é organizada pelo Cidade Inovadora, plataforma que impulsiona cidades a transformarem sua área de inovação. Além disso, o Floripa Sustentável, a Wise e a Estação Via do Conhecimento apoiam a viagem.