Hoje é quinta-feira, 13 de junho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALVoluntários realizam mutirão de limpeza em praias de Santa Catarina

Voluntários realizam mutirão de limpeza em praias de Santa Catarina

A ação é uma iniciativa da Veolia, empresa responsável pela coleta de resíduos no litoral Norte da região, e será realizada em comemoração à semana do Meio Ambiente

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, será realizado um mutirão de limpeza nas praias de São Francisco do Sul, Balneário Piçarras, Penha, Bombinhas e Palhoça, em Santa Catarina, entre os dias 4 e 8 de junho. A ação é uma iniciativa da Veolia, empresa responsável pela coleta de resíduos no litoral Norte da região.

Além de engajar os funcionários da empresa, parceiros e as comunidades locais na proteção e conservação das praias, a ação visa promover e incentivar práticas sustentáveis de manejo de resíduos. Segundo a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), no Brasil, anualmente, cerca de 2 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos são despejados em rios e mares. A faixa de areia e a orla são identificadas como fontes significativas de resíduos que vazam para o mar, com 80% do lixo marinho originado no ambiente terrestre. 

Aproximadamente 141 voluntários deverão participar do mutirão. No ano passado, cerca de 1 tonelada de resíduos foram recolhidos na praia do Ervino, em São Francisco do Sul. Para este ano, a expectativa é superar essa marca ao longo de 10 km de orla, considerando as cinco praias. Os materiais são, em sua maioria, recicláveis, como garrafas de plástico, vasilhames de vidro, eletrodomésticos e placas de trânsito. Os materiais serão encaminhados prioritariamente para a reciclagem, e os rejeitos serão destinados nos CGRs (Centro de Gerenciamento de Resíduos) de Brusque e Biguaçu, administrados pela Veolia.

Todos os participantes estarão devidamente equipados com roupas e equipamentos especiais para a coleta de resíduos. Além disso, serão fornecidos itens de proteção e hidratação durante a atividade, reforçando a importância da segurança e do bem-estar de todos os participantes.

“Essa ação busca não apenas limpar as praias, mas também conscientizar a população sobre a importância de preservar o meio ambiente e adotar práticas sustentáveis. A participação ativa da comunidade é essencial para reduzir o impacto dos resíduos sólidos no ecossistema marinho e contribuir para um futuro mais limpo e sustentável”, destaca o Diretor Regional da Veolia na Região Sul, Hanokh Yamagishi.

SOBRE VEOLIA

O Grupo Veolia é referência mundial na transformação ecológica. Presente nos cinco continentes com cerca de 220 mil colaboradores, o Grupo projeta e implementa soluções que atendam aos desafios atuais de cidades e indústrias na gestão de água, resíduos e energia. Por meio de suas três atividades complementares, a Veolia ajuda a melhorar o acesso aos recursos, a preservar e renová-los. Em 2023, o Grupo Veolia forneceu água potável a 113 milhões de pessoas e saneamento básico a 103 milhões, e produziu 42 terawatts hora de energia, além de valorizar 63 milhões de toneladas métricas de resíduos. A Veolia Environnement (Paris Euronext: VIE) alcançou receita consolidada de 45,3 bilhões de Euros em 2023. www.veolia.com.br

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa