Hoje é quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioGERALCâmara Municipal de Florianópolis realiza homenagem em memória de Peninha

Câmara Municipal de Florianópolis realiza homenagem em memória de Peninha

A ação atende ao Requerimento de N° 225/2023, efetuado pelo vereador Renato da Farmácia

spot_img

Com o objetivo de homenagear o museólogo, escritor e artista visual Gelci José Coelho, também conhecido como Peninha, a Câmara Legislativa de Florianópolis realizou um Grande Expediente em tributo ao considerado “guardião da história, cultura e arte”, representado pela jornalista, professora e promotora cultural Bebel Orofino e pela irmã do artista, Janete Coelho.

A ação atende ao Requerimento de N° 225/2023, efetuado pelo vereador Renato da Farmácia, e foi sucedida na tarde desta segunda-feira (28), contando com a presença do prefeito do município, Topázio Neto e amigos de Peninha. A entrega de um diploma de reconhecimento em homenagem ao congratulado também foi realizada.

De acordo com o prefeito Topázio, o plano futuro é elaborar um Museu especial, que tem o objetivo de deixar um legado para que as futuras gerações saibam quem foram Peninha, Franklin Cascaes e todos os seus seguidores. “O Peninha foi um entusiasta, e manteve viva a memória de Franklin Cascaes. Nós temos que retribuir minimamente isso que Peninha e Franklin fizeram por nós. Então, estamos empenhados em montar na cidade um museu com as obras de Franklin Cascaes e de Peninha, já temos o apoio de diversas pessoas na cidade que vão nos ajudar a estruturar esse Museu”, concluiu.

Janete Coelho, irmã de Peninha, agradeceu à Câmara pela homenagem. “Ficamos muito maravilhados com tudo isso, ele era uma pessoa muito importante, muito querida e comunicativa. Um irmão e filho maravilhoso”, ela contou.

Destacando a beleza da homenagem, o vereador Renato da Farmácia afirmou que o sentimento vai muito além da questão cultural. “Foi realmente um cenário de teatro nesta tarde na Câmara. Nós nos sentimos muito felizes por termos realizado essa proporção. Conseguimos trazer familiares e amigos, houve, em vários aspectos, toda uma história que com certeza vai replicar e criar ações de grande importância”, disse.

Por sua vez, Bebel Orofino evidenciou a originalidade de Peninha. “O Peninha mobilizava a cidade. Ele era um grande palestrante, muito irônico, engraçado, divertido, e dono de um repertório sobre a cultura local que realmente é incomparável. É uma maravilha que estejamos fazendo isso, e vamos continuar honrando o legado dele e do Franklin Cascaes”, concluiu.

Peninha, o guardião da história, cultura e arte

Nascido em 10 de agosto de 1949, Gelci José Coelho, catarinense natural de São Pedro de Alcântara, é considerado um grande e original contador de histórias da cultura local. O artista atuou como pintor, escultor, dramaturgo, ator e criador de instalações urbanas, tais como o Presépio Natural e Artesanal da Praça XV de Novembro, no Centro de Florianópolis.

Além disso, foi assistente do mestre Franklin Cascaes por 12 anos. Em sua vida profissional, o pesquisador e palestrante atuou na MArquE/UFSC (Museu de Arqueologia e Etnologia Professor Oswaldo Rodrigues Cabra), onde foi palestrante por mais de 15 anos.

Infelizmente, Peninha veio a falecer no dia 16 de março de 2023, aos 73 anos, após enfrentar uma insuficiência respiratória por decorrência de uma pneumonia.

Em vida, o escritor também produziu variadas lendas. Dentre elas, a mais famosa chama-se Baile das Bruxas em Itaguaçu, que protagoniza as famosas pedras da praia no bairro de Coqueiros como bruxas que foram petrificadas.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa