Hoje é quarta-feira, 11 de setembro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALCâmara Municipal de Florianópolis realiza homenagem em memória de Peninha

Câmara Municipal de Florianópolis realiza homenagem em memória de Peninha

A ação atende ao Requerimento de N° 225/2023, efetuado pelo vereador Renato da Farmácia

Com o objetivo de homenagear o museólogo, escritor e artista visual Gelci José Coelho, também conhecido como Peninha, a Câmara Legislativa de Florianópolis realizou um Grande Expediente em tributo ao considerado “guardião da história, cultura e arte”, representado pela jornalista, professora e promotora cultural Bebel Orofino e pela irmã do artista, Janete Coelho.

A ação atende ao Requerimento de N° 225/2023, efetuado pelo vereador Renato da Farmácia, e foi sucedida na tarde desta segunda-feira (28), contando com a presença do prefeito do município, Topázio Neto e amigos de Peninha. A entrega de um diploma de reconhecimento em homenagem ao congratulado também foi realizada.

De acordo com o prefeito Topázio, o plano futuro é elaborar um Museu especial, que tem o objetivo de deixar um legado para que as futuras gerações saibam quem foram Peninha, Franklin Cascaes e todos os seus seguidores. “O Peninha foi um entusiasta, e manteve viva a memória de Franklin Cascaes. Nós temos que retribuir minimamente isso que Peninha e Franklin fizeram por nós. Então, estamos empenhados em montar na cidade um museu com as obras de Franklin Cascaes e de Peninha, já temos o apoio de diversas pessoas na cidade que vão nos ajudar a estruturar esse Museu”, concluiu.

Janete Coelho, irmã de Peninha, agradeceu à Câmara pela homenagem. “Ficamos muito maravilhados com tudo isso, ele era uma pessoa muito importante, muito querida e comunicativa. Um irmão e filho maravilhoso”, ela contou.

Destacando a beleza da homenagem, o vereador Renato da Farmácia afirmou que o sentimento vai muito além da questão cultural. “Foi realmente um cenário de teatro nesta tarde na Câmara. Nós nos sentimos muito felizes por termos realizado essa proporção. Conseguimos trazer familiares e amigos, houve, em vários aspectos, toda uma história que com certeza vai replicar e criar ações de grande importância”, disse.

Por sua vez, Bebel Orofino evidenciou a originalidade de Peninha. “O Peninha mobilizava a cidade. Ele era um grande palestrante, muito irônico, engraçado, divertido, e dono de um repertório sobre a cultura local que realmente é incomparável. É uma maravilha que estejamos fazendo isso, e vamos continuar honrando o legado dele e do Franklin Cascaes”, concluiu.

Peninha, o guardião da história, cultura e arte

Nascido em 10 de agosto de 1949, Gelci José Coelho, catarinense natural de São Pedro de Alcântara, é considerado um grande e original contador de histórias da cultura local. O artista atuou como pintor, escultor, dramaturgo, ator e criador de instalações urbanas, tais como o Presépio Natural e Artesanal da Praça XV de Novembro, no Centro de Florianópolis.

Além disso, foi assistente do mestre Franklin Cascaes por 12 anos. Em sua vida profissional, o pesquisador e palestrante atuou na MArquE/UFSC (Museu de Arqueologia e Etnologia Professor Oswaldo Rodrigues Cabra), onde foi palestrante por mais de 15 anos.

Infelizmente, Peninha veio a falecer no dia 16 de março de 2023, aos 73 anos, após enfrentar uma insuficiência respiratória por decorrência de uma pneumonia.

Em vida, o escritor também produziu variadas lendas. Dentre elas, a mais famosa chama-se Baile das Bruxas em Itaguaçu, que protagoniza as famosas pedras da praia no bairro de Coqueiros como bruxas que foram petrificadas.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa