spot_img
Hoje é quarta-feira, 12 de novembro de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALLivro "Filhos da Violência" será lançado na Fundação Cultural Badesc

Livro “Filhos da Violência” será lançado na Fundação Cultural Badesc

Obra de Júlia Steffen reúne contos ficcionais baseados em relatos reais de filhos e filhas de mulheres vítimas de violência doméstica; lançamento acontece na quinta-feira, 13 de novembro

spot_img

A artista visual, produtora cultural e designer Júlia Steffen lança o livro, “Filhos da Violência”, na quinta-feira, dia 13 de novembro, às 19h, na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis. A entrada é gratuita.

A publicação reúne dez contos ficcionais criados a partir de entrevistas com pessoas que cresceram sob o impacto da violência doméstica sofrida por suas mães. Um dos relatos é o de Maria Abdalla, filha da professora Alessandra Abdalla, assassinada pelo ex-namorado no bairro Tapera, em Florianópolis. O livro traz ilustrações digitais feitas a partir de palavras-chave das entrevistas e conta com uma equipe formada exclusivamente por mulheres: Maria Luiza Amorim no design e Sabrina Zanon na revisão. A obra tem 172 páginas em formato de bolso e será distribuída gratuitamente no dia do lançamento.

Este é o primeiro livro físico de Júlia, que anteriormente organizou o projeto digital “100 mulheres – 5 perguntas”, lançado em 2022 como resultado de uma premiação no Edital Aldir Blanc. A autora já foi contemplada por diversos editais culturais, como Aldir Blanc (2021), Elisabete Anderle (2022), Mérito Cultural Paulo Gustavo (2023) e Circuito Catarinense de Cultura (2024), sendo este último responsável pela viabilização do livro.

Natural do Ribeirão da Ilha, Júlia tem 29 anos, é mestra em Design pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e graduada pela Universidade Federal Santa Catarina (UFSC). Incentivada à leitura e à escrita desde a infância, ela desenvolve sua produção literária como extensão de sua pesquisa artística sobre violência de gênero, iniciada em 2018.

Para Júlia, lançar a obra na Fundação Cultural Badesc tem um significado especial, é que ela atua há mais de dois anos na instituição como produtora cultural. “Sei da dedicação que temos em produzir os lançamentos de livro e fico feliz por estar do outro lado desta vez, como escritora”, afirma.

A proposta é executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc. A Fundação Cultural Badesc fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa