A Prefeitura de São José por meio da Secretaria de Turismo lançou nesta quinta-feira (15) o projeto “Escola Terrafirma de Turismo”, no auditório do K-Platz Hotel, bairro Campinas. O objetivo do projeto é oferecer cursos de qualificação, capacitação e aperfeiçoamento. Favorecendo o setor, por meio de geração de renda e fortalecimento de toda a cadeia produtiva do turismo.
Na ocasião foi assinado o convênio com o Senac da unidade da Palhoça (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). As inscrições serão abertas nesta sexta-feira (15) para ter acesso aos cursos presenciais: 35 vagas para o curso de qualidade no atendimento ao turista, 35 para planejamento e organização de eventos corporativos, 35 para cerimonial e protocolo, 35 para elaboração de roteiros, 35 para inglês para profissionais, 35 para espanhol para profissionais e 35 para libras.
O prefeito Orvino Coelho de Ávila destacou a importância de fazer parcerias com as instituições privadas e enalteceu as atrações no Município. “Temos bastante coisas para mostrar, temos que ter pessoas preparadas para apresentar o nosso potencial, mas precisamos qualificar. São sete cursos, quase 300 alunos, uma carga horária significativa, dá para aprender bem. E quem usa o slogan A cidade das oportunidades, não pode fazer diferente, precisa ter essa visão”.
Os cursos terão duração de 340 horas, representando um investimento da Prefeitura de São José de R$86.289,00. As aulas serão presenciais ministradas pelo Senac e gratuitas. De acordo com o secretário de Turismo Charles Colzani, é uma oportunidade de trazer o conhecimento da cidade, para os visitantes de fora.
“70 % das pessoas que sobem a trilha da Pedra Branca são de outras cidades e o que que a gente quer? Queremos que esse visitante seja bem atendido, por isso já estamos no mapa nacional do turismo, por isso estamos sinalizando nas placas os caminhos que levam para o pico da Pedra Branca”.