Hoje é domingo, 23 de junho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioGERALAbertas inscrições para o Campeonato de Cubo Mágico de Florianópolis

Abertas inscrições para o Campeonato de Cubo Mágico de Florianópolis

Um jogo que envolve assuntos matemáticos para o desenvolvimento da capacidade lógica dos estudantes, contribuindo na elaboração de ideias, construção de estratégias e tomada de decisões visando atingir os resultados esperados. Tendo em vista esses benefícios, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, está sendo organizado o II Campeonato Oficial de Cubo Mágico de Florianópolis.

As inscrições podem ser feitas pelo site da World Cube Association, que regula essas competições: https://www.worldcubeassociation.org/competitions/FloripaOpen2023. Haverá 13 modalidades.

Os interessados têm até 7 de dezembro para se inscreverem. Qualquer pessoa que saiba montar um cubo mágico pode participar, sem limite de idade. A competição ocorrerá nos dias 16 e 17 de dezembro na Escola Básica Municipal Professora Herondina Medeiros Zeferino, em Ingleses, Norte da Ilha.

Estão na organização do evento Eliete Ananias dos Santos, professora de matemática da rede municipal de ensino de Florianópolis, e Ana Lúcia Pintro, de Criciúma, igualmente docente de matemática. Também estão na coordenação Michel Navarrina Moura, pai do cubista recordista Pedro Contreira Moura, e os delegados da World Cube Association Christian de Sena Fortunato e Heron Sato.

Eliete Ananias frisa que diversos estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos, onde leciona, devem se inscrever. Neste ano, a professora introduziu o cubo mágico 3X3X3 para o núcleo da EJA Centro II, com as turmas Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos (Aflodef), do Morro do Horácio e da Caeira do Saco dos Limões.

De acordo com Eliete, o brinquedo pedagógico estimula a participação de todos, desinibindo os mais tímidos e promovendo uma maior interação social.

O cubo mágico é tridimensional composto de 6 faces de cores diferentes divididas cada uma em 9 partes de tamanhos iguais. As linhas e colunas devem ser giradas para que o cubo seja montado de forma que as faces possuam todas as partes de mesma cor.

Esse quebra-cabeça é conhecido mundialmente e sua criação é atribuída ao húngaro Erno Rubik. Com base nesse cubo de dimensões 3 x 3 x 3, foram criado os cubos de dimensões 4 x 4 x 4 e 5 x 5 x 5, entre outros.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa