Hoje é sexta-feira, 19 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioECONOMIAACATE leva empresas de SC para agendas de tecnologia na Inglaterra e...

ACATE leva empresas de SC para agendas de tecnologia na Inglaterra e no Canadá

Missões da ACATE envolvem programações nos dois países e participação de empresas do ecossistema de inovação catarinense

Empresas ligadas ao ecossistema da inovação de Santa Catarina estão em uma missão para divulgar o setor e buscar aprendizado em hubs de tecnologia no exterior. Organizadas pela ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia), duas comitivas catarinenses visitam Inglaterra e Canadá neste mês de junho como parte de um objetivo da ACATE de fomentar e potencializar a internacionalização de empresas associadas.

A primeira missão, em Londres, começou na segunda-feira (10) e tem como principal ponto a participação na London Tech Week 2024, um dos maiores eventos globais de tecnologia e que reúne representantes de mais de 90 países. O evento vai até o dia 14 e, na sequência, a comitiva catarinense ainda terá agendas com entidades ligadas ao setor de inovação no Reino Unido, onde participarão de palestras e encontros focados no aprendizado e networking.

A missão à Inglaterra conta com representantes da ACATE e empresas associadas como Smart Bridge, Twygo Euax, Pixida e WTM International. O grupo espera fazer conexões em busca de contatos no país que possam, em breve, visitar o ecossistema catarinense e ampliar os negócios.

“É a primeira vez que organizamos uma missão pela ACATE para Londres, então estamos explorando, descobrindo os hubs, aceleradoras, incubadoras em Londres e região. Estamos entendendo como é a relação do Brasil com o Reino Unido e como empresas catarinenses podem chegar aqui, abrir uma filial. É uma missão com caráter de abrir caminho para que mais associados venham daqui pra frente”, destaca Lisandro Vieira, diretor do Grupo Temático de Internacionalização da ACATE e CEO da WTM International.

Já na próxima semana, a partir do dia 16, uma missão com a participação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá acompanhará um grande grupo de catarinenses até o Canadá para uma série de agendas em Toronto, Kitchener e outras cidades ligadas ao ecossistema de inovação do país da América do Norte. A agenda vai até o dia 23 e inclui uma série de atividades organizadas pela sede da ACATE no Canadá, que foi anunciada em 2023 e, agora, irá começar a operar para auxiliar empresas catarinenses que desejam expandir sua atuação para o exterior e abrir uma filial no país.

“Estamos com uma comitiva de cerca de 30 pessoas da ACATE e mais 30 ligadas ao Consulado do Canadá. Fizemos parcerias com vários players como Itamaraty, Consulado, Câmara de Comércio, para ampliar a missão em relação à primeira que fizemos no ano passado e foi muito positiva. É uma agenda repleta de oportunidades, com destaque para a participação no Collision em Toronto, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, um workshop para empresas que desejam abrir sua unidade no Canadá e uma série de encontros com aceleradoras e órgãos do governo canadense e empresas gigantes do setor” ressalta Henrique Bilbao, Vice-presidente de Internacionalização ACATE.

A unidade da ACATE no Canadá fica na cidade de Toronto, um importante hub tecnológico do país, e nasceu com o foco de conectar empresas catarinenses com o exterior, auxiliando em novos negócios e no estabelecimento de filiais no Canadá. A iniciativa faz parte dos projetos de internacionalização da ACATE, que também atua por meio de um Grupo Temático especializado para contribuir com o fortalecimento das empresas de tecnologia catarinenses no cenário global, fomentando a troca de boas práticas e conhecimento sobre o processo de expansão internacional.

Entre os participantes da comitiva no Canadá estão as empresas Norus, WTM International, Beupse Metaverso, DGL Info, Ezok Corp, Wolven, Twygo, Evoluum, Rampfy e Aquarela.

Sobre a ACATE

A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) representa os interesses do setor tecnológico catarinense desde 1986. A missão da entidade é apoiar o ecossistema local de ponta a ponta, das startups às empresas de grande porte, gerando conexões que fortalecem o setor de tecnologia no estado. Para reforçar o ecossistema de inovação catarinense, a Associação é gestora de iniciativas como a incubadora MIDITEC, o laboratório de inovação aberta LinkLab e as Verticais de Negócios. Reunindo mais de 1.700 associados em 8 polos de inovação e tecnologia de Santa Catarina, possui Centros de Inovação na Grande Florianópolis e em Chapecó, além de presença em outras regiões do país e do mundo. Com um hub no Canadá, a entidade também é promotora de oportunidades de conexão e negócios para empresas que desejam iniciar sua jornada de internacionalização de maneira facilitada.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa