A Trilha da Costa da Lagoa, que se inicia no Canto dos Araçás e se estende até a comunidade da Costa da Lagoa, passará por uma completa revitalização. No último sábado, 29, a assinatura da Ordem de Serviço marcou o início das obras, com a presença do prefeito Topázio Neto, do presidente da Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), Célio Bernardi, e representantes do Núcleo de Gastronomia da Costa da Lagoa da ACIF. O investimento da obra é de R$3,5 milhões.
Fundado em 2017, o Núcleo de Gastronomia da Costa da Lagoa teve papel fundamental na concepção do projeto da obra e liderou, em parceria com membros da comunidade e empresários locais, uma iniciativa para tornar o projeto uma realidade. “A Costa da Lagoa receberá uma obra nunca antes vista, com um investimento de aproximadamente R$3,5 milhões, que projetou melhorias em toda a trilha, beneficiando moradores, empreendedores e turistas. A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) supervisionará todo o projeto, monitorando e acompanhando os trabalhos relacionados à preservação, conservação e recuperação do local”, declarou o prefeito.
O percurso de 9 quilômetros no total será aprimorado com a construção de novos portais, decks e escadas com corrimão, além de melhorias na sinalização, proporcionando uma caminhada que leva cerca de duas horas, ainda mais agradável.
“Estamos extremamente felizes em participar da concretização deste belo projeto, fruto da união do nosso Núcleo da Costa da Lagoa, nossos voluntários e lideranças, que se dedicaram para proporcionar melhorias para moradores e empreendedores desta região, deixando um legado para nossa cidade”, destacou o presidente da ACIF.
Sobre o Núcleo
O Núcleo de Gastronomia da Costa da Lagoa da ACIF foi criado em 11 de setembro de 2017, com o objetivo de melhorar os serviços na Costa da Lagoa, fortalecer os restaurantes, resgatar a cultura local e desenvolver a região da Costa da Lagoa. Ao longo dos anos, o Núcleo foi responsável por importantes projetos, como a implantação de internet de fibra óptica na região em 2021 e a implementação do projeto de energia fotovoltaica em 2022. Além disso, o Núcleo oferece cursos de capacitação e gestão constante para os empresários locais , confiante para o crescimento e o aprimoramento dos negócios na área.