O primeiro dia da Semana do Meio Ambiente, em São José, iniciada nesta segunda-feira (5), foi com a aula inaugural para o 9º ano do Centro Educacional Municipal Escola do Mar Flávia Scarpelli Leite, no bairro Serraria. De acordo com o professor André Cola, a turma pretende realizar coletas sistemáticas das águas das baías Norte e Sul e nas dos rios de São José, para verificar as condições químicas da qualidade da água.
Segundo o professor, a proposta é de que o 9º ano possa desenvolver no contraturno escolar estas atividades como um projeto contínuo. Um dos motivos para a escolha da turma, se deve ao fato de que o conteúdo da matéria escolar ser o mais específico para o 9º ano. Ele acredita que proporcionar uma aula prática aos alunos possibilita uma compreensão maior para o estudante.
“Na sala de aula temos dificuldade de executar atividades como está de visualização de moléculas e microrganismos na água. Trazer um laboratório para a sala de aula possibilita a visualização deles e permite que eles aprendam o conteúdo simultaneamente”, explica André Cola.
O empresário Leonardo Oliveira, proprietário da Alfakit, apresentou aos alunos os kits de análise química da água, equipamento específico para a educação ambiental, fabricados pela sua empresa. Durante a aula, o empresário que também é químico mostrou aos estudantes como utilizar o kit e identificar por exemplo, a presença de coliformes fecais.
O próximo objetivo da turma é coletar e registrar os dados, construir tabelas e gráficos a respeito da qualidade da água nos diferentes pontos rios de São José, baías Norte e Sul, os locais onde são desenvolvidas a maricultura e construir um artigo científico que discuta a qualidade dos locais. O grupo pretende apresentar um documento oficial sobre a qualidade das águas para entregar a Câmara de Vereadores de São José.
Semana do Meio Ambiente
Durante o período da tarde desta segunda-feira, a Prefeitura de São José, por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, distribuiu mudas no calçadão do Kobrasol, com espécies nativas e também, estandes com a apresentação de trabalhos de educação ambiental.
Terça-feira (6)
Escola do Meio Ambiente – das 9h às 12h e das 14h às 17h:
Formação para professores da rede – saúde alimentar/ CEPAGRO:
Estações dos sentidos: trabalhando educação alimentar na sala de aula;
CME Ambiental Escola do Mar:
Exposição interativa de arte: Plastisfera e ilhas de resíduos plásticos;
Observação solar/Aquecimento global com o professor Marcelo Girardi Schappo;
Quarta-feira (7)
GRANFPOLIS – Das 10 às 12h, 14 às 17h:
10h – abertura;
10h30 – Arborização urbana – Arboran;
11h15 – Plásticos e Microplásticos – um problema ambiental global;
13h30 – Programa escolas sustentáveis;
14h – CME Escola do Mar;
14h30 – Escola Municipal do Meio Ambiente;
15h- Observatório de áreas protegidas (USC);
16h30 – Doação de mudas.
Quinta-feira (8)
Feriado.
Sexta-feira (9)
Das 9h às 12h e das 14 às 17h:
Cati / Beira-Mar de São José
Projeto Lixo Zero – Confecção de residuário e plantio de mudas;
CME Ambiental Escola do Mar
Mostra de cinema infantil (curtas)
Exposição interativa de arte: Plastisfera e ilhas de resíduos plásticos
Beira-Mar São José
Vespertino:
Doação de mudas.
CME Ambiental Escola do Mar
Mostra de cinema infantil (curtas);
Exposição interativa de arte: Plastisfera e ilhas de resíduos plásticos.