O senador Esperidião Amin (PP) fez uma nova inspeção no Contorno Viário da Grande Florianópolis nesta quarta-feira (31). Data essa, em que a Arteris Litoral Sul prometeu a conclusão da obra.
“O fato é que hoje, 31 de julho, posso dizer: a rodovia está pronta, ou seja, o Contorno de Florianópolis pode ser operado amanhã. Você entra pela trombeta ao sul, em Palhoça, e sai no Rio Inferninho, em Biguaçu, no norte. Então, os 50km estão prontos”, disse Esperidião Amin.
Apesar disso, existe uma obra que tem que ser compreendida. “No quilômetro 232 existe uma ligação entre Guarda do Cubatão e Aririú, em Palhoça. Existe um viaduto em forma de ferradura onde houve problema nos cabos de protensão. Essa passagem do lado sul, ao sul do Contorno para o norte do Contorno ficou transferida provisoriamente para o quilômetro 231, onde está sendo feito uma marginal pavimentada para atender o bairro e com isso chegar até o viaduto do quilômetro 232. Então, está sendo feito uma marginal que vai permitir que os veículos venham para o quilômetro 231 e passem para o norte. Lembrando que o pedestre já vai poder passar pelo viaduto”, explicou Esperidião Amin.
O senador ainda explicou que essa situação não finalizada é uma medida de segurança que eles estão tomando. “Eu acho que diante do fato de ter havido rompimento dos cabos de protensão, podemos dizer o seguinte: nesse viaduto em forma de ferradura existem 750 sessões, ou seja pedaços de cabos de protensão, dos 750, romperam 15. É necessário sanar o risco, ou seja, tem que recuperar os cabos para ter a proteção projetada”, completou Amin.
ENTREGA OFICIAL DA OBRA
A Arteris trabalha atualmente nos trabalhos finais e pequenos ajustes na obra. A data oficial para a entrega da obra está agendada para o dia 9 de agosto, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e demais autoridades.
Com 12 anos de atraso, o contorno viário de Florianópolis está sendo concluído. A estrada, com 50 km de extensão, é apontada como a maior construção rodoviária em andamento no País.
CLIQUE E ENTRE NO GRUPO DO WHATSAPP DO INFORME FLORIPA: https://chat.whatsapp.com/GOzj1xWxzzHJnFvbDp8DyH