Hoje é sábado, 13 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALArtistas do cenário local de Florianópolis retratam as onças-pintadas no ecossistema

Artistas do cenário local de Florianópolis retratam as onças-pintadas no ecossistema

O trabalho e a inspiração dos artistas selecionados pela Jaguar Parade podem ser vistos nos espaços montados como os ateliês oficiais da exposição, depois, as obras serão espalhadas pelos principais pontos da cidade

As pinturas das esculturas de onças-pintadas que fazem parte da Jaguar Parade – exposição internacional que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da preservação da onça-pintada e seu habitat natural – estão movimentando o cenário da arte e cultura em Florianópolis.

O trabalho e a inspiração dos mais de 20 artistas selecionados podem ser vistos ao vivo  até o dia 11 de abril – conforme a agenda de pinturas divulgada diariamente nas redes sociais da exposição – nos espaços montados como os ateliês oficiais da exposição: Floripa Shopping,  Open e  IL Campanario Villaggio Resort. Já no período de 14 de abril a 20 de maio, as obras serão espalhadas pelos principais pontos da cidade com uma grande exposição pública.

Nomes conhecidos do cenário da arte local e nacional estão deixando sua marca em um dos maiores movimentos artísticos internacionais pela conservação da onça-pintada. Luciano Martins, conhecido pelo talento multicolorido e pelas parcerias com iniciativas sociais, trouxe para sua onça, elementos da cultura da região, com o tema: Esperando as Tainhas.

Já Augustin de Lassus, franco-manezinho, reconhecido por suas obras ricas em detalhes minuciosos, denominou sua obra como Onça Ecossistêmica. A obra, sob o seu olhar, conduzirá todos a um mergulho na abundância das florestas brasileiras, alertando sobre o impacto da extinção da onça-pintada, que ameaça o equilíbrio de toda a fauna e flora da região onde ela habita.

O artista Mousse,  natural de Florianópolis, inspirado por movimentos de contracultura, focado na quebra de barreiras criativas, estéticas e sociais, intitulou sua obra Memória Pintada, como a mais bela pintura, que uma destemida onça carrega estampada na pele.

Mulheres no cenário artístico de Floripa 

A exposição também contará com obras de grandes artistas mulheres do cenário artístico. Com a obra Florescer, a artista Taynara Martins, quer mostrar formas belas e singulares, fortes e elegantes, vibrantes e encantadoras.

Natalia Kroich, artista plástica de 25 anos, natural de Florianópolis, retrata em sua obra “The Art of Survival” uma forma de protesto, expressão e união, a arte da sobrevivência dos animais em todo mundo e também do espaço que a arte de rua sempre precisou lutar para conquistar, e como ela sobrevive em meio a tantos preconceitos e tabus, sendo totalmente quebrados por ações como a Jaguar Parade.

Gugie, grafiteira há 12 anos, artista visual, denominou sua obra de “Comigo Ninguém Pode”, mostrando que as manchas rajadas são características tanto da planta, quanto da onça. A artista faz uma reflexão de que a planta é frágil, mas representa proteção e força para caminhos, casas e estabelecimentos. Já a onça é exuberante em sua força, mas necessita de proteção.

Pinturas ao vivo 

O trabalho de todos os artistas pintando ao vivo suas esculturas pode ser conferido nos seguintes locais e horários:

Floripa Shopping

Período 24/03 a 11/04

Horário funcionamento

Seg a Sábado 14:30h às 22h de

E domingos e feriados  das 14h às 20h

Open + IL Campanário

Serão duas pinturas ao vivo em dois finais de semanas consecutivos, acompanhados de música ao vivo:

01  Abril

Live Painting  com o artista Mousse – Jaguar Parade

A partir das 15h às 20h – Plataforma Lounge – Open

Open Sound – Milla de Oliveira

19h à 21h – Plataforma Lounge – Open

02  Abril

Live Painting  com o artista Mousse – Jaguar Parade

A partir das 15h às 20h – Plataforma Lounge – Open

Open Sound – Luccas Ricco

19h à 21h – Plataforma Lounge – Open

08  Abril

Live Painting  com a artista Mudra – Jaguar Parade

IL Campanário

09  Abril

Live Painting  com a artista Mudra – Jaguar Parade

Plataforma Lounge – Open

Realização

A realização da Jaguar Parade é da Artery, empresa catarinense referência na promoção de projetos de arte urbana ligados às causas socioambientais. Durante todo o período de exibição, as obras serão disponibilizadas para leilão online com 50% dos recursos doados para as ONGs parceiras.

Sobre a Jaguar Parade

A primeira Jaguar Parade aconteceu em São Paulo, em 2019, e foi considerada a maior exposição de arte ao ar livre da história da cidade. Aproximadamente, 10 milhões de pessoas viram as onças nas ruas e parques de São Paulo.

 Já a última edição aconteceu em Nova York, no ano passado. O evento, que impactou milhões de pessoas nas ruas e pela Internet, contou com ações especiais como pinturas ao vivo, debates entre artistas e oficinas de arte presenciais e online, além de uma experiência imersiva no Metaverso. Por lá, foram 40 esculturas exibidas nos locais mais icônicos, como Times Square, Central Park, Oculus – World Trade Center Station, e durante a 77ª Assembleia Geral das Nações Unidas.

Empresas interessadas em patrocinar a Jaguar Parade Florianópolis devem entrar em contato pelo e-mail roar@jaguarparade.com ou pelo telefone 48 98408 4242.

Patrocinador Diamante:

Isa CTEEP

Patrocinador Platina:

PremieRpet

Patrocinador Ouro:

Arquitech

Pedra Branca

Face It

Shopping Oficial:

Floripa Shopping

Parceiro Oficial:

Jurerê In_

IL Campanario Villaggio Resort

Jurerê Beach Village

Open

SAE – Sistemas de Água e Esgoto de Jurerê In_

Apoio:

Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria Especial da Cultura

Prefeitura Municipal de Florianópolis

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa