Hoje é sábado, 13 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALAstronauta de Pano é a nova exposição na Fundação Cultural BADESC

Astronauta de Pano é a nova exposição na Fundação Cultural BADESC

Selecionada no Edital 2023, mostra apresenta trabalhos dos artistas Jérémie Bonheure, Deborah Seixas Xavier, Naiara Alice Bertoli e Ruth Steyer; abertura gratuita será em 6 de abril.

A Fundação Cultural BADESC recebe a partir da quinta-feira, 6 de abril, a exposição Astronauta de Pano. Selecionada no Edital 2023, a mostra do Coletivo de Pano apresenta trabalhos dos artistas Jérémie Bonheure, Deborah Seixas Xavier, Naiara Alice Bertoli e Ruth Steyer. Com curadoria de Jérémie Bonheure, a abertura da exposição será a partir das 19h. A entrada é gratuita.

Segundo o organizador e curador do projeto, a exposição, que é inédita, recebeu o mesmo nome do curta-metragem realizado pelos artistas e começou a ser trabalhada ainda em 2019.

“Fabricamos uma parte dos objetos durante a pesquisa para um filme super 8. E dois anos depois, em 2021, após conseguirmos um financiamento, foi possível ampliar a pesquisa e desenvolver outros elementos do planeta no qual o astronauta aterrissou, bem como as
ferramentas e tecnologias do personagem”, destaca Jérémie.

Astronauta de Pano

A mostra é composta por 16 obras. Além de apresentar o filme Astronauta de Pano, que é um estudo de 2 filmes, um em super 8 e o outro em vídeo, os visitantes vão poder ver de perto os objetos que fazem parte do mundo do astronauta, como a nave, ferramentas de
comunicação, os objetos-personagens do mundo das criaturas de vento e desenhos que fizeram parte do processo de elaboração do universo.

“A exposição se trata da viagem de uma astronauta explorando mundos afora, lidando com solidão e encontros inusitados, por meio de técnicas rudimentares e poética”, explica o curador.

Jérémie ressalta ainda que todos os integrantes gostam do gênero da ficção científica, no entanto, desejam apresentar algo que fugisse de um universo que pensa o avanço das tecnologias como uma superação das tecnologias já inventadas, mas também da ideia desmaterializada das tecnologias.

“Três mulheres fazem parte do projeto, então pensar ficção científica feita com e por mulheres é uma questão que atravessa o filme, que foi influenciado pela obra da autora Ursula K. Le Guin”, salienta o coletivo.

Essa é a primeira vez que o coletivo apresenta trabalhos na Fundação, que de acordo com os artistas, é um espaço comprometido com a cena das artes visuais na cidade e no Estado, e apresenta uma arquitetura muito especial.

“Ficamos muito felizes de estar entre os selecionados para expor na Fundação Cultural BADESC e para nós é uma grande alegria deslocar o universo da Astronauta das Dunas para um espaço que também faz viajar no tempo. Esperamos que os visitantes possam fazer essa imersão ou viagem para o mundo da Astronauta”, completam.

A Fundação Cultural BADESC fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis. A exposição Astronauta de Pano poderá ser visitada até 25 de maio de 2023. A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta, das 13h às 19h.

Artistas participantes

Jérémie Bonheure, mestre em História e em Cinema (université Rennes 2/UFSC), nasceu em Périgueux, na França e vive em Florianópolis desde 2016. Se dedica a escrita de roteiros para TV (Drame en Haute mer, France 2, 2021), e realização de curtas metragens e estudos musicais.

Deborah Seixas Xavier, artista e educadora, graduada em História (UFSC), graduada e Mestra em Artes Visuais (Paris1 – Sorbonne), nasceu e vive em Florianópolis. Foi diretora de arte no documentário Rio Apa Rio Vivo (2020). Faz parte do Bloco Cores de Aidê e é cantora no grupo de estudos Universo do Samba.

Naiara Alice Bertoli, atriz e produtora, graduada e Mestra em Licenciatura e Bacharelado em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente no Amazonas é assessora da Rede Wayuri de Comunicadores Indígenas e uma das produtoras do podcast Rádio Sumaúma. Realiza também o projeto Mandinga Preta: Aquilombar-se
em Desterro em Florianópolis.

Ruth Steyer, nasceu em Florianópolis, graduada em artes visuais pela UDESC, é artista visual, diretora de arte, arte-educadora e pianista.

Serviço: Abertura da exposição Astronauta de Pano

Data: 6 de abril – quinta-feira

Horário: 19h

Local: Fundação Cultural BADESC (Rua Visconde de Ouro Preto, 216 – Centro Florianópolis/SC)

Visitação até 25 de maio de 2023 – de segunda a sexta, das 13h às 19h

Entrada gratuita

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa