Hoje é quarta-feira, 4 de dezembro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioPOLÍTICAAudiência Pública debate assédio e abuso sexual contra mulheres e jovens em...

Audiência Pública debate assédio e abuso sexual contra mulheres e jovens em acessos a praias de Florianópolis

A audiência, nesta quinta (7), será transmitida ao vivo pelo YouTube da Alesc.

spot_img

A Assembleia Legislativa realiza, na próxima quinta-feira (7), às 19h, no Plenarinho, uma audiência pública sobre denúncias de casos de assédio e abuso sexual que ocorreram com mulheres, jovens e crianças em diferentes acessos a praias do Sul da Ilha de Santa Catarina. O evento foi proposto pelo deputado Marcos José de Abreu – Marquito (Psol), por meio da Comissão de Assuntos Municipais. A audiência será transmitida ao vivo pelo YouTube da Alesc.

Irão compor a mesa representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda municipal, Fundação do Meio Ambiente de Florianópolis, Defensoria Pública, Universidade Federal de Santa Catarina, Associação de Moradores do Campeche e também do grupo de mulheres do Sul da Ilha que levou a questão ao deputado Marquito.

Além da audiência, estão sendo preparados, junto à sociedade civil, um panfleto de conscientização e um cartaz para ser afixado em locais de grande circulação. O foco do material é auxiliar as vítimas a reconhecerem os crimes sexuais – importunação sexual, assédio sexual, estupro e violação sexual mediante fraude – e saberem como denunciar.

Notificar é a principal recomendação das forças policiais, pois os dados podem ajudar a pressionar as instituições por mais investimentos e ações. Com essas informações em mãos, também fica mais fácil para a sociedade civil fazer as devidas cobranças.

São históricos os casos de violências sexuais nas praias do Sul da Ilha. Neste ano, uma menina de nove anos foi abusada sexualmente no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, no Campeche. Foi preso o suspeito de ter cometido crimes de estupros de vulnerável, importunação sexual e estupro. Outras 12 vítimas foram identificadas, em Florianópolis, Santo Amaro da Imperatriz, São José, Palhoça e Itajaí.

O deputado Marquito conta que, desde o início do ano, logo após receber as denúncias, o mandato tem trabalhado na temática, buscando garantir o direito das mulheres de circularem em segurança por onde desejarem.

Serviço
Quando: 7 de dezembro de 2023
Onde: Alesc – Plenarinho
Horário: 19h

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa