Hoje é terça-feira, 25 de junho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALAumento nos casos de dengue em SC: saiba quem pode tomar a...

Aumento nos casos de dengue em SC: saiba quem pode tomar a vacina

Santa Catarina registrou aumento de 335% nos casos de dengue e 12 vezes mais mortes causadas pela doença em 2022, em comparação a 2021. É o que mostra o levantamento anual da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) do estado. Quem já foi exposto à doença tem uma ferramenta importante para prevenir reinfecções com consequências mais graves: a vacina da dengue.

“A Dengvaxia é a única vacina contra a dengue disponível no Brasil até o momento. Ela é capaz de proteger o organismo contra os sorotipos 1, 2, 3 e 4 do vírus por meio do estímulo do sistema imunológico, produzindo anticorpos contra a doença transmitida pelo Aedes aegypti. Com o imunizante, o organismo reage mais rapidamente em contato com o vírus”. Quem explica é a Dra. Maria Isabel de Moraes Pinto, infectologista da Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil e da qual o laboratório catarinense Santa Luzia faz parte.

Encontradas apenas na rede privada, as doses só são recomendadas para crianças a partir de 9 anos de idade, adolescentes e adultos até 45 anos que já foram expostos ao vírus, com manifestação ou não dos sintomas. “Poucas pessoas sabem, mas é importante alertar que para tomar a vacina contra a dengue, é necessário pedido médico e exame que comprove a infecção prévia pela doença”, esclarece a infectologista.

Por que só pode tomar quem já teve dengue?

Doses recomendadas

Pessoas que já pegaram dengue e ainda não se vacinaram devem se atentar às recomendações de vacinação: são recomendadas três doses do imunizante, com intervalo de seis meses entre cada uma delas.

A vacina contra a dengue está disponível nas unidades físicas do Santa Luzia ou em atendimento móvel, no qual a equipe do laboratório vai até onde o paciente estiver para aplicar o imunizante. Para mais informações sobre vacinas e para agendar a sua, acesse o site do laboratório.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa