A CASAN realizou uma nova ação de resgate e relocação de bromélias, orquídeas e samambaias que estavam na região das obras da Estação de Tratamento de Esgoto do João Paulo, em Florianópolis.
No total, foram resgatadas 58 epífitas (plantas que vivem sobre outras) e que estavam na área em que está sendo implantado o emissário de efluentes tratados da nova ETE.
As plantas que formam os chamados “jardins suspensos” na natureza foram retiradas de árvores que precisaram ser suprimidas para instalação de tubulações e já estão transplantadas em locais de mata remanescente, com uso de duas técnicas diferentes.
Algumas espécies foram fixadas com sisal entre troncos e galhos em posição semelhante a que estavam antes do resgate. Outras passaram pela transposição de parte de galhos e troncos, com preservação de raízes. Durante um ano as plantas terão seu desenvolvimento acompanhado.
As ações de preservação de flora são condicionantes para a autorização de corte de vegetação emitida pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). O trabalho integra o processo de licenciamento ambiental da ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário Monte Verde-Saco Grande, que vai atender os bairros João Paulo, Monte Verde, Saco Grande, Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui.
Novos jardins suspensos
A primeira ação desse tipo relacionada às obras do Sistema de Esgotamento Sanitário Monte Verde-Saco Grande foram realizadas em fevereiro de 2021, quando iniciadas as obras de construção da ETE João Paulo. Quase 200 plantas epífitas, pertencentes a 13 espécies, passaram pelo processo resgate e realocação.
Os exemplares foram monitorados durante 12 meses e, ao final desse período foi registrada uma taxa de mortalidade de apenas 20% .
O resultado é considerado positivo em comparação com a média registrada neste tipo de ação. De acordo com a equipe executora do trabalho de conservação da fauna, o sucesso do programa pode estar relacionado ao método principal de transplante, que utiliza a transposição de galhos ou pedaços inteiros de troncos que originalmente abrigavam as epífitas (tecnicamente chamada de forófito amarrado). A técnica minimiza o impacto nas raízes e favorece o desenvolvimento das plantas.
SES Saco Grande/João Paulo
A implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) está em andamento com a construção da ETE João Paulo e o assentamento de redes coletoras nos bairros João Paulo, Monte Verde e Saco Grande. Os bairros Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui também serão beneficiados com a infraestrutura, possibilitando o início de operação das redes de coleta de esgoto já instaladas na região. A implantação do SES tem investimento de mais de R$ 110 milhões, com recursos garantidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).
Fotos: Projeto Socioambiental SES Monte Verde-Saco Grande / CASAN