Aproximadamente 70 empreendedores de São José confirmaram a participação, nesta terça-feira (10), às 19h30, na sede da Aemflo e CDL, de um encontro para debater sobre créditos e investimentos, promovido pela comunidade Inova São José. Três representantes de financiadores de startups vão informar e orientar os interessados de como conseguir investimentos para expansão dos negócios.
A coordenadora de Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Kamila Porfirio, explica que o evento é gratuito e conta com apoio de todos entidades que integram o Pacto São José pela Inovação, lançado oficialmente em abril deste ano. “Uma das maiores dificuldades das startups é conseguir recursos para que elas fomentem. Elas começam seus negócios, tem dificuldades de conseguir mão-de-obra e de operacionalização, quando elas conseguem têm dificuldades de conseguir investimentos para tracionar”.
O primeiro a se apresentar será o gerente regional da Finep (Agência pública que financia a inovação, desde a pesquisa básica até a preparação do produto para o mercado), Bruno Camargo, que vai abordar sobre as linhas de crédito que diversas empresas estão utilizando para inovar em Santa Catarina.
O diretor do GT Investimentos da Acate (Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia), investidor-anjo (Pessoa física ou jurídica que faz investimentos com seu próprio capital em empresas nascentes com um alto potencial de crescimento) e mentor, Fábio Ferrari, vai falar sobre os primeiros passos em investimentos, recomendações para captar investimentos e mitos sobre se apresentar para investidores.
Em seguida, a analista financeiro da Acate & Controller Fundo Garantidor Acate (FGA), Jenneffer Prazeres, que explicará de como acessar linhas de crédito com taxas e prazos de carência mais vantajosos, se comparados com bancos comerciais. Ela vai relatar sobre as oportunidades de acesso à Linhas de crédito via Fundo Garantidor ACATE – FGA, constituído em 2020 com aportes de empresas associadas, em parceria com a Sociedade Garantidora de Crédito GARANTECOOP, SEBRAE e apoio do BRDE e Cooperativas de Crédito Unilos.