Na tarde desta quinta-feira (14), a Câmara Municipal de Florianópolis realizou Sessão Solene de Outorga das Medalhas Antonieta de Barros e Professor João David Ferreira Lima. Na ocasião, as personalidades homenageadas puderam prestigiar uma condecoração especial, na qual foi destacado o grande mérito dos presentes.
Discursando em nome de todas as mulheres homenageadas, a apresentadora da NSC TV, Eveline Poncio, disse: “Me senti muito honrada e feliz em receber essa honraria. Eu tenho certeza que todas as mulheres que hoje receberam essa Medalha, se sentiram da mesma forma. A Antonieta é uma referência para todas nós, e tem um legado lindo. Receber essa Medalha significa que, de alguma forma, nas mais variadas áreas de atuação, também contribuímos para com a melhora da sociedade, para deixar nossa marca, e ajudar as pessoas de uma forma, ou de outra”, conclui.
Por sua vez, a médica que atualmente ocupa o cargo de professora em Neurologia do curso de medicina na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), receber esta honra do Legislativo é uma grande realização. “Quero dizer que nós seguiremos com nosso bom trabalho, servindo a população catarinense aqui de Florianópolis, fazendo o que podemos fazer de melhor em nossa área para engrandecer o município”.
Já para João Cobalchini, presidente da Câmara Municipal de Florianópolis, é papel da Câmara dos Vereadores reconhecer aqueles que já trabalharam e fizeram muito por Florianópolis. “Essas Medalhas são muito importantes, todos já conhecem a Antonieta de Barros e o João David Ferreira Lima, então é uma honra, para mim, como Presidente, conduzir essa Sessão. Parabéns a todos os homenageados, que foram muito bem escolhidos”, destacou.
Medalhas
Alcançando o objetivo de ser professora, Antonieta de Barros foi considerada uma das melhores educadoras do seu tempo, empenhando-se na educação de jovens catarinenses. Atuou, também, como escritora, jornalista e representante política reconhecida. Além disso, Antonieta fundou e dirigiu o jornal A Semana, em Florianópolis, entre os anos 1922 e 1927, e dirigiu o periódico Vida Ilhoa, na mesma cidade, 1930.
Sendo assim, o objetivo da entrega da Medalha Antonieta de Barros é homenagear mulheres de destaque nas áreas cultural, política, desportiva, empresarial e de prestação de serviços ou ação social no município.
Por sua vez, a Medalha Professor João David Ferreira Lima foi criada com a finalidade de homenagear pessoas que tenham prestado relevantes serviços ao ensino superior na cidade.
João David Ferreira Lima foi fundador e primeiro reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), considerado um visionário por defender ideias à frente do seu tempo, que levaram à reforma universitária e ao rompimento com os modelos institucionais até então vigentes no ensino superior brasileiro.
Homenageadas com a Medalha Antonieta de Barros
Ana Cristina Silva Bittencourt Antunes
Angela Duarte Silveira Diener
Anita Hoepcke Da Silva – In Memoriam
Dadá Varella – In Memoriam
Desembargadora Ana Blasi
Elaine Reis Secco
Eveline Poncio
Fátima Caponi
Fernanda Stuart Mussi Ramos
Idevalda Da Silveira Fernandes
Ilza Goularte Pereira
Jessica Francine Cardoso
Lauriana Berti Fiameti
Lelette Couto
Major Clarissa Dias Soares
Maria Da Glória Nunes Dos Santos
Maria De Lurdes Cunha Sardá
Maria De Lurdes Nogueira Santos
Maria Dos Passos Souza Pereira
Maria Izabel De Souza
Ondina Vieira Xavier
Rachel Barreto
Roberta Maas Dos Anjos
Roberta Pereira Zimmermann
Rosemare Dulcelina De Oliveira Silva
Thainá Castro Costa
Vanessa Da Rosa
Veronica Coelho Nunes
Zilda Terezinha Schmitz
Homenageados com a Medalha Professor João David Ferreira Lima
Albertina Pereira Medeiros
Aldo Brito
Aline Carmes Kruger
Carla Cristina Fiorini
Cezar Torres Albernaz
Dhilma Lucy De Freita
Edemar Roberto Andreatta
Edmundo Lima De Arruda Junior
Gisele Espíndola
Hoyêdo Nunes Lins
Jamil Cherem Schneider
Katia Lin
Maikon Passos Amilton Alves
Marília Dos Santos Amaral
Reginaldo Steinbach
Roberto Meurer
Sebastião Iberes Lopes Melo