Hoje é segunda-feira, 24 de junho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALCantor e compositor Márcio de Camillo apresenta "Crianceiras" pela 1ª vez em Florianópolis

Cantor e compositor Márcio de Camillo apresenta “Crianceiras” pela 1ª vez em Florianópolis

O "Crianceiras" nasceu em 2012 em Campo Grande, MS, Brasil, idealizado e realizado por Márcio de Camillo, com o objetivo de apresentar a música como ponte para a poesia de Manoel de Barros e Mário Quintana

Chega pela primeira vez em Florianópolis o premiado espetáculo Crianceiras, criado pelo renomado cantor, compositor e instrumentista sul-mato-grossense Márcio de Camillo. O espetáculo, que será apresentado no dia 27 de maio no Teatro da Universidade Federal de SC, será dedicado ao poeta Manoel de Barros.

O projeto, que já encantou mais de meio milhão de crianças em todo o país, combina poesia, música e arte para despertar a imaginação e o amor pela cultura desde a mais tenra idade. Márcio já levou o Crianceiras a Porto Alegre em outra ocasião, quando apresentou o espetáculo dedicado ao poeta de Alegrete, Mário Quintana. A nova turnê do “Crianceiras” tem início na última semana de abril. 

A nova turnê terá início em Santa Cruz do Rio Pardo (SP) e seguirá para diversas cidades brasileiras, incluindo Uberlândia, Caxias do Sul, Porto Alegre, Florianópolis e mais. Com uma proposta educativa e artística, “Crianceiras” é uma experiência que vai além do palco, sendo também um aplicativo educativo disponível para download gratuito na Google Play e App Store. Tanto os CDs quanto o espetáculo e o aplicativo têm sido cada vez mais utilizados por professores e educadores como ferramenta pedagógica para aproximar seus alunos e educandos de obras de importante valor para a cultura brasileira.

Márcio de Camillo é uma figura emblemática da música brasileira, com uma carreira de 28 anos que abrange diversos estilos musicais, desde a guarânia e o chamamé até o folk, o blues e o rock’n’roll. Com quatro álbuns solos lançados e canções gravadas por renomados artistas como Renato Teixeira, Zé Geraldo, Sergio Reis e outros, Márcio é reconhecido não apenas pela sua versatilidade musical, mas também pelo seu compromisso com a valorização da cultura e do meio ambiente.

Além de sua carreira musical, Márcio De Camillo é fundador da Associação de Músicos do Pantanal (AMP), dedicada à divulgação e valorização da cultura do Mato Grosso do Sul, bem como à conscientização ambiental. Residente em São Paulo, Márcio já dividiu o palco com diversos artistas consagrados e continua a encantar o público com sua música e seu compromisso com a arte e a educação.

O projeto Crianceiras: Uma ponte entre a poesia e a educação

O “Crianceiras” nasceu em 2012 em Campo Grande, MS, Brasil, idealizado e realizado por Márcio de Camillo, com o objetivo de apresentar a música como ponte para a poesia de Manoel de Barros e Mário Quintana. Apresentado em diferentes formatos, como CD, aplicativo, capacitação para professores e dois espetáculos em circulação dirigidos por Luiz André Cherubini, o “Crianceiras” é muito mais do que um show, é uma experiência artística. 

De maneira lúdica e criativa, o “Crianceiras” transforma a poesia em música, utilizando como base a obra de renomados poetas brasileiros. Com dois CDs já lançados, o primeiro inspirado na obra de Manoel de Barros e o segundo em Mário Quintana, o projeto continua crescendo e em breve trará novidades inspiradas na obra de outros poetas.

Além dos CDs, o projeto também deu origem a um aplicativo com conteúdo educativo disponível para download gratuito na Google Play e App Store. Tanto os CDs quanto o espetáculo e o aplicativo possuem um grande viés educativo e têm sido cada vez mais utilizados por professores e educadores como ferramenta pedagógica para aproximar seus alunos e educandos de obras de importantíssimo valor para a cultura brasileira, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, alinhando-se ao ODS 4 da agenda 2030 da ONU, que promove a educação de qualidade, bem como aos objetivos da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). 

Com forte apelo educativo, os CDs “Crianceiras” são utilizados nas escolas como material didático, para aproximar as crianças da poesia, de forma lúdica e criativa, alinhando-se aos objetivos da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Por meio do projeto pedagógico “Crianceiras Poesia na Prática”, desenvolvido em parceria com a empresa “Diverte Cultural”, escolas de todo Brasil têm adotado o “Crianceiras” como parte integrante de suas atividades educativas desde 2017.

O sucesso do “Crianceiras” vai além das escolas, sendo apresentado em importantes festivais e congressos nacionais e internacionais. Com mais de 500 apresentações para escolas públicas, privadas e eventos de entretenimento, o projeto já alcançou mais de meio milhão de crianças em todo o Brasil. Sua flexibilidade permite que seja apresentado em diferentes formatos, adequando-se à necessidade do local e do público, focando também na acessibilidade e inclusão.

Devido à sua importância na educação, o projeto “Crianceiras” vem sendo estudado por mestrandos e doutorandos da área da educação no Brasil e em Portugal. Ao instigar o imaginário infantil e despertar o amor pela poesia, o “Crianceiras” valoriza as crianças como seres humanos plenos e capazes de compreender a complexidade da arte desde a mais tenra idade. Além disso, oferece um convite ao público adulto para reviver a inocência da infância, vivenciando um olhar de encantamento para as sutilezas da vida e valorizando as raízes brasileiras e seus criativos poetas.

Depoimento de Haline Nogueira da Silva Domingues, Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (PR)

Título da tese: O Crossover literário na poesia de Manoel de Barros: o aplicativo Crianceiras

“Tive contato com o aplicativo Crianceiras no ano de 2016, quando estava terminando o Mestrado – no qual também estudei a poesia de Manoel de Barros. Na época, atuava como professora da Educação Infantil e resolvi explorar o app em minhas aulas. Foi sucesso. As crianças adoraram e a partir dessa prática em sala de aula desenvolvi meu projeto de Doutorado na UEM – Universidade Estadual de Maringá. Após ser selecionada para realizar os estudos, mergulhei na cultura Crianceiras. Fui até SP conhecer Márcio de Camillo – o qual se tornou meu grande amigo. Conheci também a Bruna Pigler – que participou do desenvolvimento do aplicativo. Assisti ao espetáculo Crianceiras Manoel de Barros e após dias de imersão real nesse mundo do Crianceiras retornei para minha cidade muito mais encantada e cheia de ideias, e a produção da minha tese foi um momento de aprendizado, vivência poética e muita emoção. Diziam que escrever uma tese seria difícil. Posso afirmar que foram os dois anos de pesquisa acadêmica mais profícuos de minha trajetória, pois além de produzir um material de estudo relevante e inovador para outros pesquisadores interessados na linguagem cibercultural e multimodal, também me humanizava dia após dia, enquanto pesquisadora, docente e amante da literatura como já dizia Antonio Candido, ‘a literatura desenvolve em nós a quota de humanidade na medida em que nos torna mais compreensivos e abertos à natureza, à sociedade e ao semelhante’.

Depoimento de Rosiane Pinto Machado, Doutora em Estudos da Criança – Especialidade Infância, Cultura e Sociedade pela Universidade do Minho (Braga-PT)

Título da tese: O lugar da poesia na infância: Projeto Crianceiras, uma ponte entre Manoel de Barros e o ato estético da linguagem

“Conheci o Espetáculo Cênico Musical Crianceiras com Poesias de Manoel de Barros, em 2013 no encerramento da 12ª Mostra de Cinema, na cidade de Florianópolis (SC). Em meio ao movimento das luzes e cores dos poemas musicados por Márcio De Camillo, surgia ali os primeiros desejos pelo tema poesia, como possibilidade de futura investigação, e um encantamento pelos poemas musicados. No espetáculo ‘Crianceiras poesias de Manoel de Barros’, sob a direção de Luiz André Cherubini, a palavra poética é convidada a passar pelos olhos, pela voz, pela escuta, pelos gestos diversos entrecruzados com outras materialidades, provocando vivências, e produções artísticas qualificadas. O Espetáculo Cênico Musical do Projeto Crianceiras consegue abraçar a criança e a convida para a experiência estética e poética, provocando uma vivência engendrada nas mais diferentes linguagens da arte, e ainda com recursos tecnológicos e midiáticos. Compreendemos ser este Espetáculo uma performance de encantamento, uma verdadeira expressão artística de unidade variável, que produz gestos poéticos e canções em um evento singular no acontecimento e plural na multiplicidade de sentidos, tudo vivido ao mesmo tempo. O Espetáculo Cênico Musical Crianceiras é um encontro com esse novo sentir pela/na poesia que resgata a linguagem que brinca, os tesouros poéticos e a canção. O Projeto Crianceiras contribui na/para circulação da produção literária – em destaque a poesia de Manoel de Barros. Oferece a semente da poética, que precisa germinar dentro e fora dos muros da escola. Ao finalizar minha pesquisa sobre o Projeto Crianceiras fui provocada a pensar a escola como travessia para o enriquecimento da experiência estética e poética e ainda pensar no/a professor/a como a voz e a escuta, que busca e abre os caminhos na arte que transforma, e como diz o Poeta, que “desvê o mundo”. O espetáculo Crianceiras poesias de Manoel de Barros faz um chamado, para a infância brincar com os poemas cantados, nessa aproximação, com a riqueza poética e brincante, que o poeta oferece para despertar e ampliar os horizontes da criança pela arte.

Tenho uma imensa gratidão aos participantes da pesquisa em especial Márcio De Camillo, que com muita generosidade presentearam com suas vozes as bases para a produção de minha tese, e seguiram comigo na trajetória de minha pesquisa contribuindo efetivamente para minha formação poética e seguem potencializando a Poesia na formação de muitos/as professores/as e inúmeras crianças.”

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa