Hoje é domingo, 19 de janeiro de 2025
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioGERALCasan implanta coletor para compostagem nas obras da ETE João Paulo

Casan implanta coletor para compostagem nas obras da ETE João Paulo

O objetivo do equipamento é possibilitar a compostagem dos restos de alimento gerados durante as atividades das equipes de trabalho, transformando o resíduo em solo adubado

spot_img

A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), por meio do Programa Socioambiental das obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do João Paulo, em Florianópolis, implantou um coletor de resíduos orgânicos na Estação. O objetivo do equipamento é possibilitar a compostagem dos restos de alimento gerados durante as atividades das equipes de trabalho, transformando o resíduo em solo adubado. Com isso, a Companhia aumenta a eficiência do gerenciamento de resíduos do empreendimento e promove a conscientização dos trabalhadores sobre a diminuição da produção de lixo, já que a compostagem é uma alternativa simples e que pode ser adotada também nas residências.

“Mais de 50% do volume de resíduo doméstico consiste em orgânicos compostáveis. No entanto, devido à falta de incentivo, má gestão pública ou inexistência de meios de recolhimento, uma parte muito pequena desse montante é efetivamente compostado, sendo tratado como rejeitos e encaminhados para aterros”, explica o biólogo da supervisão ambiental do empreendimento, Tomás Honaiser Rostirolla.

Os coletores instalados recebem restos de alimento e são encaminhados diariamente para o Centro de Reciclagem da Comcap, Autarquia Municipal responsável pela limpeza pública e coleta de resíduos na capital. Aproximadamente, 40 trabalhadores se alimentam no canteiro e produzem, em média, de dois a cinco quilos de resíduos diariamente. Os coletores foram instalados de forma experimental na ETE, com a possibilidade de ampliação para outras áreas como o pátio, alojamentos e frentes de serviço.

Durante a execução das obras de construção da ETE João Paulo e da implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário na região, são feitas ações para o gerenciamento de resíduos sólidos e da construção civil. A eficiência do programa permitiu que cerca de 99,83% de todo o resíduo gerado pudesse ser encaminhado à reciclagem ou ao reaproveitamento, esses materiais incluem os resíduos de construção civil (RCC), madeira e solo proveniente das escavações, além dos recicláveis comuns, como metal, papel/papelão, plástico.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa