Hoje é sexta-feira, 21 de junho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioGERALCASAN monitora fauna durante obras de Estação de Tratamento de Esgoto

CASAN monitora fauna durante obras de Estação de Tratamento de Esgoto

No caso da fauna, o trabalho é executado por biólogos que localizaram aves utilizando estruturas da construção para formar ninhos protegidos de predadores

A CASAN está executando monitoramento e manejo de fauna e flora no canteiro de obras da Estação de Tratamento de Esgoto do João Paulo, em Florianópolis.  No caso da fauna, o trabalho é executado por biólogos que localizaram aves utilizando estruturas da construção para formar ninhos protegidos de predadores.

Essas espécies compões a chamada fauna sinantrópica, que se adapta às áreas urbanas ou alteradas pela ação humana e podem se beneficiar dessa interação para obter abrigo e alimentos.

As aves localizadas têm o ninho transportado para uma área protegida próxima ao local anterior. A transferência atende ao Programa de Monitoramento e Manejo de Fauna do empreendimento. Nos casos em que o ninho é instalado sobre o solo, como os de Quero-Quero, é feito o isolamento até a eclosão dos ovos, desenvolvimento dos filhotes e abandono do abrigo.

São também realizadas ações de educação ambiental com os trabalhadores que atuam na construção da ETE João Paulo, sobre cuidados com essa fauna nos canteiros e as principais espécies encontradas na região. Tanto as atividades de educação ambiental como as de monitoramento e manejo de fauna foram aprovadas pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) no plano de gestão ambiental do empreendimento.

Resgate de bromélias e orquídeasA equipe de biólogos também trabalha na região da ETE João Paulo com o resgate e relocação de bromélias, orquídeas e samambaias. As plantas que formam os chamados “jardins suspensos” na natureza foram retiradas de árvores que precisaram ser suprimidas para instalação de tubulações e foram transplantadas para locais de mata remanescente. Sua recuperação é acompanhada.

Assim como o monitoramento da fauna, esse trabalho integra o processo de licenciamento ambiental da ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário Monte Verde-Saco Grande, que vai atender os bairros João Paulo, Monte Verde, Saco Grande, Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa