A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) atendeu nesta sexta-feira (22) 11 processos para pagamento de indenização por danos estruturais em imóveis. Todos os atendimentos foram acompanhados por uma advogada e um engenheiro da CASAN, além da Defensoria Pública. Até agora, foram pagas seis indenizações desse tipo, totalizando aproximadamente R$ 145 mil. O pagamento é de 100% do valor avaliado do dano, em pix ou cheque. O ressarcimento é feito diretamente ao proprietário do imóvel.
O primeiro passo é verificar a documentação comprobatória de propriedade. Uma vez que o morador comprova que é o dono, está apto a receber a indenização. Os que chegam à CASAN sem a comprovação necessária são orientados a buscar os documentos faltantes e posteriormente agendar novo horário para receber o pagamento.
Os valores das indenizações dizem respeito ao levantamento feito em campo pela equipe de engenharia da CASAN, junto com os moradores. Para o cálculo, é utilizada a tabela SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil), referência utilizada em todo o país para orçamentos de obras civis. Caso as pessoas não concordem com o valor proposto, podem solicitar revisão.
Dúvidas podem ser esclarecidas também pelo Telefone/Whatsapp disponibilizado à população (48) 99154-2732.
R$ 813 mil em indenizações de veículos
Outra categoria de itens para ressarcimento é do veículos. No levantamento feito pela Companhia, 95 veículos, entre carros e motos, foram danificados com o acidente. Desses, 40 já foram indenizados.
O pagamento corresponde a 100% do valor da tabela FIPE tanto para veículos quitados como para financiados. No caso dos financiados, com prestações ainda a pagar, o pagamento é realizado em duas etapas. Primeiro, a CASAN verifica com a instituição financeira o saldo devedor, que é quitado pela Companhia. Depois, paga diretamente ao proprietário a diferença que restou entre as prestações quitadas e o valor da FIPE.