Hoje é domingo, 26 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALCEPON conquista ‘alta conformidade’ na avaliação nacional das práticas de segurança do...

CEPON conquista ‘alta conformidade’ na avaliação nacional das práticas de segurança do paciente, da ANVISA

O Relatório da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde/2023 analisou hospitais que possuem leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI)

O Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), uma unidade do Governo do Estado de Santa Catarina, alcançou Alta Conformidade nas práticas de segurança do paciente, conforme avaliação realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), publicada em 5 de abril.

O Relatório da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde/2023 analisou hospitais que possuem leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A iniciativa está apoiada no Plano Integrado de Gestão Sanitária da Segurança do Paciente 2021-2025, consistindo em uma importante estratégia para a promoção da cultura da segurança, uma vez que enfatiza a gestão de riscos, o aprimoramento da qualidade e a aplicação das boas práticas em serviços de saúde. A avaliação concede três níveis de classificação: alta, média e baixa conformidade.

A Gerente Técnica do CEPON, Dra. Mary Anne Taves, destaca o cuidado e o empenho da instituição em busca contínua de aprimoramento. “Essa classificação reflete o esforço de uma equipe dedicada à melhoria da assistência e demonstra o comprometimento do hospital em seguir as melhores práticas para garantir a segurança dos pacientes”, afirma.

O processo de avaliação envolveu a análise de 21 requisitos divididos entre Estrutura e Processos. Entre eles estão protocolos para segurança do paciente, prática de higiene das mãos, cirurgia segura, prevenção de quedas e lesões por pressão, além da regularidade na notificação de incidentes relacionados à assistência à saúde, monitoramento de indicadores de infecções, consumo de antimicrobianos em UTI Adulto, e conformidade aos protocolos de segurança do paciente.

De acordo com a Enfermeira da Segurança do Paciente, Renata Silveira, no CEPON, a segurança do paciente está integrada à qualidade da assistência prestada. “Trabalhamos em três frentes aqui no CEPON: com protocolos básicos de segurança, implementando medidas preventivas e barreiras para evitar riscos conforme orientações da ANVISA; também atuamos com o plano de segurança e notificação de eventos, sempre priorizando a prevenção e a educação. Nossos

pacientes se beneficiam desses protocolos, pois proporcionamos maior segurança e qualidade no atendimento, o que contribui para que se sintam mais confiantes e recebam um cuidado de excelência”, concluiu.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa