Uma cerimônia com professores, estudantes e autoridades marcou um ano de atividades do Centro de Inovação e Tecnologia Educacional de São José (Citesj) nesta sexta-feira (15). O espaço é referência em inclusão tecnológica e atendeu, no período, cerca de 3,7 mil estudantes e servidores da Secretaria de Educação.
O prefeito Orvino Coelho de Ávila prestigiou o evento e falou sobre a iniciativa. “Parece que foi ontem que inauguramos esse espaço. Nossa aposta foi no futuro desses pequenos. Temos aqui ferramentas de ponta para desenvolver a aptidão deles para a tecnologia e revolucionar a Educação de São José.”
O espaço, comentou a secretária de Educação, Rose Bartucheski, compõe uma diretriz de modernização da toda a rede municipal de ensino. “Os jovens precisam estar preparados para o futuro, para conquistar um bom lugar no mercado de trabalho. Oferecer um espaço de aprendizado como esse é motivo de muito orgulho.
Todo o trabalho da Prefeitura de São José é orientado para que a cidade seja uma referência no aprendizado em tecnologia.”A programação contou apresentações dos resultados das ações e projetos realizados em 2023 e demonstração das tecnologias disponíveis, como óculos de realidade virtual, impressora 3D, itens de robótica, projetor interativo e cortadora a laser.
Luciana Schmitz, professora e diretora administrativa do Citesj, compartilhou um pouco da experiência. “Os alunos passam por uma maratona tecnológica com finalidade pedagógica. Sempre tentamos associar uma tecnologia com o conteúdo em sala de aula”, contou. Relatou, ainda, um projeto de alunos do CM Maria Luiza de Melo (Melão) com animação em stop motion para aula de artes.
O diretor do Citesj, Luiz Cesar, explicou que o objetivo do centro é prestar apoio técnico e mentoria para inclusão tecnológica da rede municipal. O Citesj também busca inovação contínua das ferramentas pedagógicas. As escolas podem levar turmas para conhecer o local sob agendamento.