Uma semana de campanha
Nessa sexta-feira (23) completa o período de uma semana de campanha eleitoral de fato. É um momento de aquecimento das turbinas nas agremiações políticas. Mesmo que diferente da pré-campanha (quando não se pode pedir o voto), neste momento de campanha totalmente liberada o foco ainda está um pouco na organização da campanha.
É o tempo de deixar em ordem a conta bancária, colocar uma grana lá e fazer os primeiros materiais, santinhos e adesivos para colocar a tropa na rua. É um tempo de planejamento e ajustes no time, tanto do núcleo duro, quanto de quem é quem e quem faz o que no jogo.
Confronto
Mesmo nesse período ainda de “conhecimento do campo de jogo”, digamos assim, já está claro que duas campanhas buscam o confronto na Capital e o mesmo se repede em São José.
Em Florianópolis Topázio Neto (PSD) e Dário Berger (PSDB) rivalizam estocadas, tanto nas redes sociais, quanto no primeiro debate que ocorreu, na rádio CBN. Já em São José o mesmo ocorre com Orvino Coelho de Ávila (PSD) e Adeliana Dal Pont (PL).
Prefeitura no SPC
A polêmica maior em Florianópolis está em torno da saúde financeira da prefeitura. O tema foi trazido a público ainda na pré-campanha pelo ex-prefeito Gean Loureiro (UB). Ele divulgou vídeos mostrando tecnicamente que a gestão Topázio piorou as contas públicas e o município com isso toca obras de forma capenga e atrasa o pagamento de fornecedores. Em outras palavras a prefeitura está no SPC, devendo na praça.
Gean mostrou que a classificação de risco do Tesouro Nacional rebaixou a nota da Capital de AA para C. No debate da CBN o tema foi explorado por vários adversários de Topázio.
A resposta
A crítica sobre as finanças da prefeitura teve eco – isso se vê nos monitoramentos – e o prefeito Topázio respondeu. Faz-se o registro que é a primeira vez que o prefeito responde a uma crítica nesse período eleitoral.
No vídeo o prefeito se baseia em uma notícia que saiu em um site nacional sobre as contas públicas das capitais. Segundo a reportagem, em 2019, no pós-pandemia, ainda no governo Gean, a prefeitura fechou o ano com o déficit de 83 milhões. A mesma reportagem mostra que em 2023, no governo Topázio o superávit foi de 25 milhões. O prefeito ainda finaliza: “essa turma que aparece de quatro em quatro anos pra ‘intizicar’, dá um tempo né”.
O contra-ataque
A contrarresposta veio da forma mais simples e objetiva possível. Em um vídeo o candidato Dário Berger falou direto com os fornecedores da prefeitura da Capital. Ele citou o vídeo do prefeito, que disse que a prefeitura não está quebrada e tem dinheiro no caixa. “Então você ai, fornecedor, que está há alguns meses sem receber, pode ir lá e bater na porta da prefeitura, porque segundo o prefeito, tem dinheiro no caixa sim”, disse em tom irônico.
Saúde
Já em São José o prefeito Orvino Coelho de Ávila (PSD) prometeu que o município terá um complexo hospitalar em oito meses. Na linha de desconstrução a prefeita Adeliana Dal Pont foi às redes sociais criticar “a promessa vazia”.
Ela lembrou que em quatro anos a atual administração construiu apenas uma unidade de saúde e ainda por cima fechou outra, a do bairro Serraria. “Ou seja, saldo zero na saúde. E agora, a poucos dias da eleição surge essa tentativa desesperada de tentar dizer que vai fazer algo pela saúde”, falou.
Adeliana ainda lembrou que a atual gestão prometeu no início do mandato construir uma UPA no lado norte da cidade e agora, dois anos e meio depois não fez nada. Adeliana aproveitou para refrescar a memória do eleitor, e citou as dezenas de obras que fez na área da saúde.
Anticorrupção
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC) está intensificando sua participação na campanha promovida pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), alinhando-se ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC).
O PNPC, baseado nas diretrizes do Tribunal de Contas da União (TCU), visa reduzir a vulnerabilidade à fraude e à corrupção, elevando os padrões de governança pública para níveis comparáveis aos das nações mais desenvolvidas.
“O apoio ao PNPC reforça o comprometimento do CREA-SC em promover boas práticas de governança. A presença da marca do programa em nosso portal evidencia o compromisso público do Conselho em fomentar condutas mais éticas e transparentes nos processos administrativos,” afirma Kita Xavier.
COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber notícias no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9
Ação de velha política
A prefeitura de São José fechou o trânsito para realizar uma obra bem em frente à sede do PL, adversário do atual prefeito na eleição municipal. Com a intervenção o trânsito ainda ficou mais caótico no bairro Kobrasol. População fica mansa com isso. O que choca é que a ação foi feita a toque de caixa, sem se importar, por exemplo, com os idosos que terão que desembarcar do ônibus em meio ao material da obra, como uma montanha de pedras (conforme mostra a imagem). Nem foi pensando no apoio da Guarda Municipal para orientar motoristas e pedestres. O cidadão que se vire o que importa é a disputa política pequena.
Jair consegue novas pontes para a Colônia Santana
Pauta do vereador Jair Costa (PSD) foi atendida pelo governo municipal de São José. Após indicações de Jair, que é o vereador do bairro Colônia Santana, foram emitidas as ordens de execução de novas pontes no bairro. O vereador comemorou a contemplação do pedido antigo da comunidade.
A prefeitura vai substituir estruturas em madeira por concreto em cinco pontes na Colônia Santana. Estudos técnicos foram iniciados recentemente e a previsão é de que as obras iniciem em 2025. A partir deste mês, a Prosul terá 90 dias para elaborar projetos estruturais e executivos das novas estruturas.
Tem que orientar…
Essa imagem retrata muito bem um cuidado que deve ter quem coloca um adesivo de político no seu carro. Afinal de contas, o desrespeito às regras de trânsito pode ser uma péssima propaganda para quem você gostaria de fazer propaganda eleitoral. O flagrante foi feito nesta quinta-feira (22), em São José. O carro em questão que utiliza duas vagas de deficientes físicos, não tem identificação para usar essas vagas.
Fica a dica para as campanhas, de dar uma orientada em quem adesiva seu veículo. É claro que uma ação dessa não é culpa do candidato, mas prejudica sua imagem num momento em que o que se busca é divulgação positiva.
SC-401
Autoridades públicas, integrantes de entidades e membros da sociedade civil discutiram os desafios da mobilidade urbana na SC-401, rodovia mais movimentada de Santa Catarina, nesta quarta-feira (21). No encontro, organizado pelo Ministério Público Estadual (MPSC), o governo do Estado e a prefeitura de Florianópolis apresentaram projetos para qualificação da via. Representaram o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) na reunião, o diretor-geral de Controle Externo, Sidney Tavares Júnior, e o diretor de Licitações e Contratações, Rogério Loch.
O debate apresentou avanços em relação ao primeiro encontro sobre o tema, promovido em janeiro, pela 30ª Promotoria de Justiça da Capital. Desta vez, os gestores públicos definiram prazos para a execução das obras de melhoria da SC-401. O projeto da prefeitura terá início imediato, com a instalação do canteiro de obras ainda nesta semana. Já o projeto do governo do Estado teve seu processo licitatório autorizado pelo governador Jorginho Mello, com previsão da ordem de serviço para o mês de outubro. A conclusão das obras municipais deve ocorrer até 15 de dezembro, e as obras estaduais serão executadas em 180 dias, a partir do início efetivo.
COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber notícias no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9