Hoje é sábado, 21 de setembro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioADRIANO RIBEIROCom uma semana de campanha, candidaturas começam disputar narrativas

Com uma semana de campanha, candidaturas começam disputar narrativas

Nesta sexta (23) o período de campanha eleitoral completa uma semana com as principais candidaturas buscando a disputa pelas narrativas. Em Floripa, Dário e Topázio travam o debate sobre a saúde financeira da prefeitura e em São José Orvino e Adeliana duelam sobre ações no campo da saúde pública

Uma semana de campanha

Nessa sexta-feira (23) completa o período de uma semana de campanha eleitoral de fato. É um momento de aquecimento das turbinas nas agremiações políticas. Mesmo que diferente da pré-campanha (quando não se pode pedir o voto), neste momento de campanha totalmente liberada o foco ainda está um pouco na organização da campanha.

É o tempo de deixar em ordem a conta bancária, colocar uma grana lá e fazer os primeiros materiais, santinhos e adesivos para colocar a tropa na rua. É um tempo de planejamento e ajustes no time, tanto do núcleo duro, quanto de quem é quem e quem faz o que no jogo.

Confronto

Mesmo nesse período ainda de “conhecimento do campo de jogo”, digamos assim, já está claro que duas campanhas buscam o confronto na Capital e o mesmo se repede em São José.

Em Florianópolis Topázio Neto (PSD) e Dário Berger (PSDB) rivalizam estocadas, tanto nas redes sociais, quanto no primeiro debate que ocorreu, na rádio CBN. Já em São José o mesmo ocorre com Orvino Coelho de Ávila (PSD) e Adeliana Dal Pont (PL).

Prefeitura no SPC

A polêmica maior em Florianópolis está em torno da saúde financeira da prefeitura. O tema foi trazido a público ainda na pré-campanha pelo ex-prefeito Gean Loureiro (UB). Ele divulgou vídeos mostrando tecnicamente que a gestão Topázio piorou as contas públicas e o município com isso toca obras de forma capenga e atrasa o pagamento de fornecedores. Em outras palavras a prefeitura está no SPC, devendo na praça.

Gean mostrou que a classificação de risco do Tesouro Nacional rebaixou a nota da Capital de AA para C. No debate da CBN o tema foi explorado por vários adversários de Topázio.

A resposta

A crítica sobre as finanças da prefeitura teve eco – isso se vê nos monitoramentos – e o prefeito Topázio respondeu. Faz-se o registro que é a primeira vez que o prefeito responde a uma crítica nesse período eleitoral.

No vídeo o prefeito se baseia em uma notícia que saiu em um site nacional sobre as contas públicas das capitais. Segundo a reportagem, em 2019, no pós-pandemia, ainda no governo Gean, a prefeitura fechou o ano com o déficit de 83 milhões. A mesma reportagem mostra que em 2023, no governo Topázio o superávit foi de 25 milhões. O prefeito ainda finaliza: “essa turma que aparece de quatro em quatro anos pra ‘intizicar’, dá um tempo né”.

O contra-ataque

A contrarresposta veio da forma mais simples e objetiva possível. Em um vídeo o candidato Dário Berger falou direto com os fornecedores da prefeitura da Capital. Ele citou o vídeo do prefeito, que disse que a prefeitura não está quebrada e tem dinheiro no caixa. “Então você ai, fornecedor, que está há alguns meses sem receber, pode ir lá e bater na porta da prefeitura, porque segundo o prefeito, tem dinheiro no caixa sim”, disse em tom irônico.  

Saúde

Já em São José o prefeito Orvino Coelho de Ávila (PSD) prometeu que o município terá um complexo hospitalar em oito meses. Na linha de desconstrução a prefeita Adeliana Dal Pont foi às redes sociais criticar “a promessa vazia”.

Ela lembrou que em quatro anos a atual administração construiu apenas uma unidade de saúde e ainda por cima fechou outra, a do bairro Serraria. “Ou seja, saldo zero na saúde. E agora, a poucos dias da eleição surge essa tentativa desesperada de tentar dizer que vai fazer algo pela saúde”, falou.

Adeliana ainda lembrou que a atual gestão prometeu no início do mandato construir uma UPA no lado norte da cidade e agora, dois anos e meio depois não fez nada. Adeliana aproveitou para refrescar a memória do eleitor, e citou as dezenas de obras que fez na área da saúde.

Prefeito Orvino e ex-prefeita Adeliana duelam em São José

Anticorrupção

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC) está intensificando sua participação na campanha promovida pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), alinhando-se ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC).

O PNPC, baseado nas diretrizes do Tribunal de Contas da União (TCU), visa reduzir a vulnerabilidade à fraude e à corrupção, elevando os padrões de governança pública para níveis comparáveis aos das nações mais desenvolvidas.

 “O apoio ao PNPC reforça o comprometimento do CREA-SC em promover boas práticas de governança. A presença da marca do programa em nosso portal evidencia o compromisso público do Conselho em fomentar condutas mais éticas e transparentes nos processos administrativos,” afirma Kita Xavier.

Reunião plenária do CREA-SC

COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber notícias no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

Ação de velha política

A prefeitura de São José fechou o trânsito para realizar uma obra bem em frente à sede do PL, adversário do atual prefeito na eleição municipal. Com a intervenção o trânsito ainda ficou mais caótico no bairro Kobrasol. População fica mansa com isso. O que choca é que a ação foi feita a toque de caixa, sem se importar, por exemplo, com os idosos que terão que desembarcar do ônibus em meio ao material da obra, como uma montanha de pedras (conforme mostra a imagem). Nem foi pensando no apoio da Guarda Municipal para orientar motoristas e pedestres. O cidadão que se vire o que importa é a disputa política pequena.

Pessoas saem do ônibus sem proteção alguma

Jair consegue novas pontes para a Colônia Santana

Pauta do vereador Jair Costa (PSD) foi atendida pelo governo municipal de São José. Após indicações de Jair, que é o vereador do bairro Colônia Santana, foram emitidas as ordens de execução de novas pontes no bairro. O vereador comemorou a contemplação do pedido antigo da comunidade.

A prefeitura vai substituir estruturas em madeira por concreto em cinco pontes na Colônia Santana. Estudos técnicos foram iniciados recentemente e a previsão é de que as obras iniciem em 2025. A partir deste mês, a Prosul terá 90 dias para elaborar projetos estruturais e executivos das novas estruturas.

Vereador fez indicações com as solicitações

Tem que orientar…

Essa imagem retrata muito bem um cuidado que deve ter quem coloca um adesivo de político no seu carro. Afinal de contas, o desrespeito às regras de trânsito pode ser uma péssima propaganda para quem você gostaria de fazer propaganda eleitoral. O flagrante foi feito nesta quinta-feira (22), em São José. O carro em questão que utiliza duas vagas de deficientes físicos, não tem identificação para usar essas vagas.

Fica a dica para as campanhas, de dar uma orientada em quem adesiva seu veículo. É claro que uma ação dessa não é culpa do candidato, mas prejudica sua imagem num momento em que o que se busca é divulgação positiva.

Carro com propaganda política desrespeitando as regras de trânsito

SC-401

Autoridades públicas, integrantes de entidades e membros da sociedade civil discutiram os desafios da mobilidade urbana na SC-401, rodovia mais movimentada de Santa Catarina, nesta quarta-feira (21). No encontro, organizado pelo Ministério Público Estadual (MPSC), o governo do Estado e a prefeitura de Florianópolis apresentaram projetos para qualificação da via. Representaram o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) na reunião, o diretor-geral de Controle Externo, Sidney Tavares Júnior, e o diretor de Licitações e Contratações, Rogério Loch. 

O debate apresentou avanços em relação ao primeiro encontro sobre o tema, promovido em janeiro, pela 30ª Promotoria de Justiça da Capital. Desta vez, os gestores públicos definiram prazos para a execução das obras de melhoria da SC-401. O projeto da prefeitura terá início imediato, com a instalação do canteiro de obras ainda nesta semana. Já o projeto do governo do Estado teve seu processo licitatório autorizado pelo governador Jorginho Mello, com previsão da ordem de serviço para o mês de outubro. A conclusão das obras municipais deve ocorrer até 15 de dezembro, e as obras estaduais serão executadas em 180 dias, a partir do início efetivo. 

Debate sobre a SC-401

COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber notícias no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa