Hoje é sexta-feira, 19 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALComo entrar com recurso no INSS

Como entrar com recurso no INSS

O recurso no INSS é um instrumento que pode ser utilizado pelo cidadão quando ele entende que uma decisão dada pelo órgão não corresponde com o seu direito. Trata-se de um processo administrativo simples, que pode ser realizado online

Se algum benefício foi congelado pelo INSS e você acredita que a decisão está equivocada, o ideal é procurar um profissional capacitado.

A resposta negativa do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) a um pedido do segurado pode ser questionada com recurso administrativo no instituto ou na Justiça. Há atualmente um universo de 1,8 milhão de segurados à espera de uma resposta a um pedido inicial.

Para quem tem o pedido negado, o caminho pode ser ainda mais longo. “Mesmo quando a renda é garantida pela Junta de Recursos do INSS, a espera para o cumprimento de decisões ultrapassa prazos previstos por lei e prejudica o segurado”, explica o advogado previdenciário Rafael Pisoni.

Segundo auditoria do TCU (Tribunal de Contas da União), o julgamento de recursos administrativos contra decisões do INSS apresenta diversas fragilidades que, entre outros efeitos, provoca grandes atrasos na finalização de processos. 

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa