Hoje é quarta-feira, 29 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALCreche da Capital trabalha cultura afro-brasileira com ícone catarinense

Creche da Capital trabalha cultura afro-brasileira com ícone catarinense

Dando continuidade ao projeto de Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER), tema abordado ao longo do ano letivo no Núcleo de Educação Infantil Municipal (NEIM) Dra. Zilda Arns Neumann, no Carianos, foi realizada uma contação de histórias com os pequenos referindo-se à trajetória de Antonieta de Barros.

Por intermédio do livro “Antonieta”, da autora Eliane Debus, a criançada conheceu um pouco sobre a trajetória da professora, jornalista e primeira deputada negra do Brasil. Antonieta de Barros travou batalhas em prol de uma educação de qualidade e pela valorização dos docentes. Nos anos 1940, é de sua autoria a lei que instituiu o Dia do Professor, 15 de outubro, e o feriado escolar da data. Em 1963, o presidente da República João Goulart, tornou a data nacional.

A atividade ocorreu na sala multiuso do Neim , ambientada e estilizada com inúmeros materiais remetentes à cultura africana, como imagens, fantoches, brinquedos e instrumentos musicais originários.

Logo após, as crianças participaram de uma oficina de pintura facial e aprenderam sobre as máscaras africanas e a história por trás de cada uma delas.

As idealizadoras e responsáveis pelo planejamento dessas atividades são as professoras Rozana Maiza Vicente e Janice Aparecida Seidler Silvano. Ambas fazem parte da equipe de apoio pedagógico da unidade e atuam na biblioteca.

Com o cronograma mensal estabelecido, todos os grupos do Neim são organizados para integrarem as rodas de musicalização, conversas e brincadeiras relacionadas à cultura afro-brasileira.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa