A atleta catarinense Djenyfer Arnold, que iniciou sua trajetória profissional em São José, é uma das apostas do triatlo nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Ela compete nesta quarta-feira, 31 de agosto, na prova individual, e no dia 1º de setembro na prova de revezamento.
Ela se classificou para as Olimpíadas na última etapa do Mundial, em 26 de maio. Djenyfer se une ao time de triatlo do Brasil, que também inclui Vittoria Lopes, Miguel Hidalgo e Manoel Messias.
Djenyfer iniciou sua trajetória no triatlo em 2017, após conhecer o projeto social Escolinha de Triatlhon de São José. Com o convite e apoio da treinadora Elinai Freitas, a atleta desenvolveu sua paixão pelo triatlo.
Em 2018, foi beneficiada pelo programa Bolsa Atleta da cidade na modalidade de natação, e segue contando com apoio da Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer de São José, para avançar no esporte.
Em 2022, sofreu uma lesão no ombro durante uma competição em Hamburgo, passou por cirurgia e voltou a treinar em agosto do mesmo ano, mantendo-se na disputa pela vaga olímpica. Ela também competiu nos Jogos Abertos levando o nome de São José.
Em 2023, Djenyfer se destacou ao acumular mil pontos no ranking, foi campeã no revezamento misto dos Jogos Pan-Americanos, em Santiago, e obteve boas colocações em diversas competições internacionais. Incluindo a 4ª posição no America Championship em Vera Cruz, 18ª no evento teste em Paris e 20ª no Mundial na Inglaterra.
Sobre o projeto
Projetos sociais esportivos, como a Escolinha de Triathlon de São José, têm o poder de construir uma sociedade mais justa e saudável, oferecendo oportunidades.
A Escolinha de Triathlon – ADTRISC, localizada na Beira Mar de São José, é uma iniciativa municipal voltada para a inclusão social de crianças e adolescentes, promovendo o triathlon como meio de desenvolvimento humano e formação de cidadão. O projeto oferece aulas de natação, ciclismo e corrida, utilizando o esporte como ferramenta educacional.
Atende crianças e adolescentes de 8 a 15 anos matriculados na rede regular de ensino e residentes em São José. Além da iniciação esportiva, são realizadas atividades complementares que abordam valores sociais, conscientização sobre drogas anabolizantes e bullying.