Hoje é sábado, 13 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALDefesa Civil de Florianópolis e Fundação SOMAR lançam curso de voluntariado em...

Defesa Civil de Florianópolis e Fundação SOMAR lançam curso de voluntariado em emergência

Parceria visa capacitar o público para eventual atuação em desastres

A Prefeitura de Florianópolis lança curso de voluntariado em emergência. O objetivo é treinar civis para atuar em situações de eventos adversos ou desastres. A iniciativa é da Defesa Civil do município, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública e em parceria com a Fundação Rede Solidária SOMAR Floripa. As inscrições estão abertas pelo link bit.ly/voluntariado-emergencia e vão até o preenchimento das 50 vagas. As aulas começam dia 5 de julho e acontecem toda segunda, quarta e sexta-feira, durante dois meses, das 18h30min às 22h30min.

No total, serão 104 horas de capacitação, sendo 48h práticas e 56h teóricas. Entre as disciplinas ofertadas, estão: Filosofia do Voluntariado; Defesa Civil, história e papel atual; Teoria de Assistência Humanitária; Noções de Primeiros Socorros; Percepção de Riscos Geológicos; Percepção de Risco em Edificações Vulneráveis; Procedimentos Administrativos; Campo e Estágio Operacional. No final do curso, serão considerados aprovados os participantes que tiverem 75% de frequência no curso e média 6,0 na avaliação geral.

“A ampliação dos agentes voluntários é muito importante para a segurança da população”, explica o Superintendente da Defesa Civil de Florianópolis, Samuel Vidal. “Tivemos um grande exemplo de voluntariado ativo em maio deste ano, nas ações de voluntários da SOMAR com os donativos enviados aos irmãos gaúchos. Qualificar as pessoas que querem ajudar é uma ferramenta muito importante para o bem coletivo”.

Para a presidente voluntária da Fundação, Beatriz Silveira, a solidariedade move e fortalece as comunidades durante as tragédias. “Todo o trabalho realizado por nossos voluntários é essencial para fazer a diferença na vida de quem mais precisa”, explica.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa