O município de São José deu início a um mapeamento de referência sobre as áreas de risco. A cidade foi uma das 20 selecionadas no Brasil para receber um Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), por meio de convênio com o Ministério das Cidades e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O plano de trabalho foi apresentado pela equipe técnica da UFSC em reunião na Secretaria de Segurança, Defesa Social e Trânsito nesta terça-feira (30). Um comitê gestor, com participação de diversas secretarias da Prefeitura, atuará na iniciativa.
“O Plano nos indicará, com detalhes, as áreas ocupadas em São José que estão em maior risco e qual será nossa ação enquanto Município. Recuperação da vegetação, muros de contenção, drenagem são algumas das estratégias de intervenção. Nossa meta é garantir segurança dos moradores em áreas vulneráveis e prevenir novas ocupações”, explicou a secretária de Segurança, Andréa Luiza Grando.
A professora Janete Abreu, do Departamento de Geociências da UFSC, conta que a primeira etapa é a análise de mapeamentos geotécnicos e cartas de suscetibilidade de São José. Os pontos que serão visitados pelos técnicos serão divulgados conforme avançar o plano de trabalho.
O comitê gestor do PMRR se reunirá periodicamente para acompanhar o avanço do mapeamento.