Hoje é terça-feira, 23 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioPOLÍTICADeputado Miotto visita Educandário Santa Catarina, em São José

Deputado Miotto visita Educandário Santa Catarina, em São José

Educandário Santa Catarina atende, gratuitamente, mais de 500 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social

Na manhã de terça-feira, dia 16 de maio, o deputado estadual Jair Miotto (União Brasil) esteve em São José para realizar uma visita e conhecer as dependências e o funcionamento do Educandário Santa Catarina, localizado no bairro Roçado, em São José. O parlamentar, que é membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), foi recebido pelo vice-presidente, João Moacir Will, pela superintendente geral, Cléa Duarte Raitz, e pelo voluntário Eduardo Bernardo.

De acordo com a superintendente, o Educandário Santa Catarina é uma entidade privada, sem fins lucrativos, de caráter educacional e assistencial, com disponibilidade de atendimento gratuito para 521 crianças e adolescentes. “Desse total, são 401 vagas disponibilizadas para crianças com idade entre 12 meses e seis anos, em período integral, na Educação Infantil. E outras 120 vagas, para crianças e adolescentes de seis a 14 anos, nas oficinas do Projeto Despertar, no contraturno escolar. A instituição conta com uma diretoria voluntária e uma equipe técnica composta por 122 colaboradores”, destaca a superintente.

Segundo ela, integram o Educandário crianças e adolescentes de São José que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social. O atendimento ocorre diariamente das 7h30 às 17h30. “Os alunos recebem quatro refeições diárias, atendimento social, pedagógico e de saúde. Além de atuar na defesa dos direitos sociais e na transformação social do público atendido, a instituição também desenvolve atividades de cultura e arte, por meio do Projeto Despertar oferece oficinas de fotografia, música, dança, capoeira, além de campanhas específicas”, salienta Cléa.

O deputado Miotto parabenizou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Educandário Santa Catarina há 86 anos. “Acredito que o grande diferencial seja o trabalho humanizado que é oferecido através do Educandário. Um local organizado que presta serviço gratuito de assistência social, educação infantil e educação complementar. Parabéns e que este trabalho, desenvolvido com muito carinho, possa continuar por muitos anos”, enaltece o deputado Miotto.

MATRÍCULA EDUCAÇÃO INFANTIL

Para disputar uma vaga no Educandário é necessário ser residente do município de São José há, no mínimo, um ano. A matrícula é feita no Educandário, mediante o edital lançado pela prefeitura municipal de São José, comumente entre os meses de outubro e novembro. “O Educandário irá realizar o sorteio de vagas entre os inscritos. Os não sorteados, automaticamente, serão incluídos na lista de espera por novas vagas”, explica Cléa.

MATRÍCULA PROJETO DESPERTAR

O projeto é desenvolvido no contra turno escolar, através da oferta de oficinas nas mais diversas áreas. É um serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias, realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI). “Por isso, o Educandário realiza somente a matrícula e não a seleção, que ocorre por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS)”, ressalata a superintendente. Além das oficinas, o projeto também oferece alimentação e acompanhamento integral.

Mais informações através do telefone (48) 2013-3231 ou pelo site educandariosc.org.br.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa