spot_img
Hoje é segunda-feira, 23 de junho de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioPOLÍTICADeputado Miotto visita Educandário Santa Catarina, em São José

Deputado Miotto visita Educandário Santa Catarina, em São José

Educandário Santa Catarina atende, gratuitamente, mais de 500 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social

spot_img

Na manhã de terça-feira, dia 16 de maio, o deputado estadual Jair Miotto (União Brasil) esteve em São José para realizar uma visita e conhecer as dependências e o funcionamento do Educandário Santa Catarina, localizado no bairro Roçado, em São José. O parlamentar, que é membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), foi recebido pelo vice-presidente, João Moacir Will, pela superintendente geral, Cléa Duarte Raitz, e pelo voluntário Eduardo Bernardo.

De acordo com a superintendente, o Educandário Santa Catarina é uma entidade privada, sem fins lucrativos, de caráter educacional e assistencial, com disponibilidade de atendimento gratuito para 521 crianças e adolescentes. “Desse total, são 401 vagas disponibilizadas para crianças com idade entre 12 meses e seis anos, em período integral, na Educação Infantil. E outras 120 vagas, para crianças e adolescentes de seis a 14 anos, nas oficinas do Projeto Despertar, no contraturno escolar. A instituição conta com uma diretoria voluntária e uma equipe técnica composta por 122 colaboradores”, destaca a superintente.

Segundo ela, integram o Educandário crianças e adolescentes de São José que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social. O atendimento ocorre diariamente das 7h30 às 17h30. “Os alunos recebem quatro refeições diárias, atendimento social, pedagógico e de saúde. Além de atuar na defesa dos direitos sociais e na transformação social do público atendido, a instituição também desenvolve atividades de cultura e arte, por meio do Projeto Despertar oferece oficinas de fotografia, música, dança, capoeira, além de campanhas específicas”, salienta Cléa.

O deputado Miotto parabenizou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Educandário Santa Catarina há 86 anos. “Acredito que o grande diferencial seja o trabalho humanizado que é oferecido através do Educandário. Um local organizado que presta serviço gratuito de assistência social, educação infantil e educação complementar. Parabéns e que este trabalho, desenvolvido com muito carinho, possa continuar por muitos anos”, enaltece o deputado Miotto.

MATRÍCULA EDUCAÇÃO INFANTIL

Para disputar uma vaga no Educandário é necessário ser residente do município de São José há, no mínimo, um ano. A matrícula é feita no Educandário, mediante o edital lançado pela prefeitura municipal de São José, comumente entre os meses de outubro e novembro. “O Educandário irá realizar o sorteio de vagas entre os inscritos. Os não sorteados, automaticamente, serão incluídos na lista de espera por novas vagas”, explica Cléa.

MATRÍCULA PROJETO DESPERTAR

O projeto é desenvolvido no contra turno escolar, através da oferta de oficinas nas mais diversas áreas. É um serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias, realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI). “Por isso, o Educandário realiza somente a matrícula e não a seleção, que ocorre por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS)”, ressalata a superintendente. Além das oficinas, o projeto também oferece alimentação e acompanhamento integral.

Mais informações através do telefone (48) 2013-3231 ou pelo site educandariosc.org.br.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa