Hoje é sexta-feira, 14 de junho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioNOTÍCIADeputado Sérgio Guimarães defende obrigatoriedade do “Teste do Olhinho”

Deputado Sérgio Guimarães defende obrigatoriedade do “Teste do Olhinho”

O projeto agora segue para a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e então estará apto a ir para votação em plenário

Por unanimidade, na manhã de quarta-feira (22) a Comissão de Saúde (CCJ) da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) acatou iniciativa do deputado estadual Sérgio Guimarães (União Brasil) que tem como objetivo tornar obrigatório o Teste do Reflexo Vermelho, conhecido como Teste do Olhinho, nas maternidades e hospitais da rede pública e privada do Estado.

O relator do texto, deputado José Milton apresentou uma emenda, alterando a faixa etária para repetição do exame, que agora deverá ser repetido aos 4 (quatro), 6 (seis) e 12 (doze) meses, nas unidades de atenção básica de saúde e, em consulta especializada, aos 2 (dois) e 3 (três) anos de idade. A unidade de saúde onde foi realizado o parto terá que fazer a análise nas primeiras 72 horas após o nascimento.

Para Guimarães, autor do projeto o “teste do olhinho é fundamental para um diagnóstico e tratamento precoce de doenças relacionadas à visão. Pode ser fator crucial para identificar precocemente tipos raros de câncer. Este projeto ajudará a salvar as vidas das nossas crianças. E a obrigatoriedade dele já é lei em alguns estados.”

O projeto agora segue para a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e então estará apto a ir para votação em plenário. “Vamos pedir celeridade ao colegiado da comissão, em especial ao relator para que tão logo possamos aprovar no plenário e o governador sancionar”, destacou o deputado.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa