Hoje é sexta-feira, 14 de junho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALÉ normal ter falta de libido? Sim! 

É normal ter falta de libido? Sim! 

Entenda o que pode causar a falta de líbido e como você pode aumentar o seu desejo sexual com nossas dicas!

O que é falta de libido? Como melhorar? 5 dicas para te ajudar!

Você sabia que 48,5% das mulheres procuram um médico por conta da diminuição do desejo sexual? Esses dados foram levantados pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e mostram como esse é um problema comum no universo feminino. 

Entretanto, o que é a falta de libido? Por que ela acontece? Existem soluções para resolver? Pensando em te ajudar, preparamos um conteúdo completo para você entender melhor sobre o assunto e se sentir menos sozinha. Vamos lá? Siga a leitura! 

O que é a libido?

Primeiramente, o que é a libido? Esse é o termo usado para se referir ao desejo sexual. A excitação acontece devido à testosterona e o estrogênio, porém, devido ao uso de certos medicamentos ou até mesmo a menopausa, é comum que a produção desses hormônios diminuam e acabem afetando na sua vontade de ter relações sexuais. 

O que pode causar a falta de libido na mulher?

Agora que você sabe um pouco melhor sobre o que é a falta de libido, vamos te explicar sobre as principais causas: 

Estresse

O primeiro é o famoso estresse. Ele pode ser gerado pelo excesso de trabalho ou pela rotina que resulta em exaustão. Geralmente quando estamos nos sentindo assim, dificilmente sentiremos vontade de ter relações sexuais. 

Com a lubrificação baixa e o desiquilíbrio hormonal, a tendência é que o sexo aconteça cada vez menos, sendo necessário encontrar estratégias para gerenciar suas emoções e cuidar da sua saúde mental. 

Desequilíbrio hormonal

Se a testosterona e o estrogênio não estiverem equilibrados, você também pode sofrer com a libido baixa. Nos homens isso pode ser apresentado por meio da falta de ereção toda vez que acordar, uma ação fisiológica natural de acontecer. 

Ansiedade e depressão

Se você toma algum medicamento para tratar a ansiedade ou depressão, é normal também que você sofra com isso. Isso acontece porque os remédios prescritos para tratamento estimulam somente a serotonina, o hormônio da saciedade, e diminuem a dopamina, o hormônio do prazer. 

Vale ressaltar que traumas de relacionamentos anteriores também podem atrapalhar a sua experiência, pois certas situações podem ser gatilhos, dificultando o processo de lubrificação natural. 

Alimentos

Para quem está querendo saber o que é falta de libido, é importante aprender que alguns alimentos podem diminuir a sua excitação. Entre eles: 

  • Produtos processados e ultraprocessados;
  • Alimentos com gordura hidrogenada;
  • Álcool;
  • Doces;
  • Refrigerantes.  

5 dicas para melhorar a libido feminina

Descobrir os motivos por trás da sua libido baixa pode causar ansiedade, porém, estamos aqui para te ajudar a melhorá-la. Separamos 5 dicas para trazer aos poucos a vontade de ter relações sexuais. 

Lembrando que cada mulher é única e o que funciona para uma, pode não funcionar para outras, então, tenha paciência e respeite o seu corpo. Dito isso, continue lendo! 

1. Conheça o seu corpo

Uma das melhores formas de melhorar a sua libido é por meio da masturbação. Temos a tendência de repetir ações que “dão” certo e esquecemos de explorar outras zonas erógenas que podem proporcionar muito prazer.

Esse é o momento perfeito para se redescobrir e conhecer partes do seu corpo que antes você esquecia. Para isso, use suas mãos ou passe um vibrador por diferentes regiões e observe a sua reação. 

2. Teste produtos eróticos 

Os produtos eróticos são excelentes tanto para quem quer inovar o repertório sexual quanto para quem está redescobrindo o próprio prazer. Portanto, se você pesquisou o que é a falta de libido, significa que está buscando por alternativas que tragam de volta a sua excitação. 

Pesquisando mais sobre o assunto, encontramos a Amor de Luxo, uma sex shop online que fornece uma variedade de brinquedinhos eróticos femininos com a tecnologia necessária para reacender a sua chama, podendo ser usados sozinha ou em companhia. 

Lá, você encontrará desde vibradores tradicionais até sugadores de clitóris, todos com a estrutura perfeita para atingir suas zonas erógenas e te garantir muito prazer. 

3. Pratique exercícios físicos

Não é segredo para ninguém que uma rotina saudável é responsável por proporcionar uma excelente saúde mental e física. 

Por essa razão, a prática de exercícios é essencial. Quando exercitamos o nosso corpo, melhoramos a nossa disposição e autoestima, estimulando a produção de hormônios que fornecem energia e prazer. 

4. Se alimente bem

Conectado a dica anterior, a alimentação também é outro fator importante para quem quer melhorar a libido. Além de evitar os alimentos que prejudicam a excitação, dê atenção também as opções consideradas afrodisíacas que estimulam a energia, como, por exemplo: 

  • Vinho tinto;
  • Chocolate;
  • Banana;
  • Pimenta;
  • Morango;
  • Abacate;
  • Ostras;
  • Amendoim;
  • Gengibre. 

5. Escolha a camisinha certa

Aqui não aceitamos a desculpa de que preservativos atrapalham as relações sexuais, hein. Elas são essenciais para prevenir uma possível gravidez, assim como te proteger de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). 

Alguns modelos possuem uma lubrificação extra, facilitando a penetração e estimulando a sua excitação. Logo, se atente as descrições da camisinha para entender quais suas características. 

Esperamos que tenhamos te ajudado a entender melhor sobre o que é a libido e como você pode melhorar o seu desejo sexual. Até a próxima! 

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa