Hoje é quinta-feira, 30 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALEducação técnica aumenta a chance de empregabilidade e de renda para os...

Educação técnica aumenta a chance de empregabilidade e de renda para os alunos do Ensino Médio

Pesquisas apontam, há algum tempo, os fatores positivos de cursar o ensino técnico juntamente com o ensino médio

Em tempos em que o Novo Ensino Médio aponta a Educação Técnica como importante ferramenta preparatória para a entrada no mercado de trabalho, é preciso estar atento aos detalhes que garantem a qualidade do ensino técnico.

Pesquisas apontam, há algum tempo, os fatores positivos de cursar o ensino técnico juntamente com o ensino médio. Levantamentos realizados recentemente pelo Itaú Educação e Trabalho, divulgados em julho do ano passado, indicam que os profissionais técnicos, presentes hoje no mercado de trabalho, ganham em média 32% a mais, que os demais profissionais que frequentaram o ensino médio tradicional. Dados levantados pela FGV apontam que trabalhadores com curso técnico têm 48% mais chances de conseguir trabalho no Brasil do que quem possui apenas o ensino médio. Os estudos também indicam que o Ensino Médio Técnico tem a chance de aumentar a empregabilidade e a renda daqueles que escolherem frequentarem este tipo de ensino.

A empreendedora educacional catarinense, diretora de Educação Empresarial da ACIF (Associação Empresarial de Florianópolis) e vice-presidente da ABMET (Associação Brasileiras de Mantenedores de Escolas Técnicas), Ana Paula Calaes, ressalta que cada vez mais as pessoas estão optando em fazer o Ensino Médio em paralelo com o Ensino Técnico, já pensando em uma melhor entrada no mercado de trabalho. “O curso técnico é alinhado com as demandas do mercado de trabalho e é mão na massa, possibilitando um aprendizado direcionado com prática”, ressalta. Ela também elenca quais elementos levar em consideração para quem opta pelo Ensino Técnico, buscando uma entrega de educação com qualidade e quais as vantagens da formação técnica. Confira abaixo.

QUAIS OS ELEMENTOS AVALIAR NA ESCOLHA DA ESCOLA TÉCNICA:

  • Estrutura dos laboratórios: como o ensino técnico tem a característica de possuir bastante aula prática, é muito importante verificar a estrutura de onde serão realizadas as práticas laboratoriais.
  • Qualidade do espaço físico da escola: uma escola planejada, com ambientes bem estruturados para compor as aulas teóricas e práticas, é de extrema importância para o resultado final do ensino técnico.
  • Qualidade do corpo docente: é importante verificar quem são os professores, quais as suas experiências e o seu nível qualitativo, pois essa também é uma das bases para ter êxito no ensino técnico.
  • Índice de empregabilidade da escola: outro ponto a ser avaliado é o número de alunos que passaram a atuar no mercado de trabalho, através do ensino técnico cursado em cada escola.
  • Número de parcerias no mercado de trabalho: este quesito tem relação com o item de empregabilidade e significa verificar quais as parcerias que a escola técnica possui com empresas e instituições do mercado de trabalho, conseguindo preparar profissionais com a qualificação direcionada para as necessidades do mercado.

AS VANTAGENS DA FORMAÇÃO TÉCNICA

  • Há mais vagas de emprego de nível técnico do que para quem tem curso superior.
     
  • Na primeira semana de curso o aluno já pode fazer estágio remunerado.
     
  • O aluno tem aulas práticas ainda no primeiro mês do curso.
     
  • O aluno pode ter aulas presenciais de 2 a 4 vezes na semana.
     
  • O tempo de duração do curso é de no máximo 2 anos.
     
  • O aluno pode cursar o ensino médio junto com o curso técnico, largando na frente em preparação para o mercado de trabalho. Egressos do ensino médio também podem cursar o técnico.
     
  • Formação especializada e segmentada com custo significativamente menor do que a graduação de nível superior.
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa