Eletricistas da Celesc estão a todo vapor nos preparativos para o VIII Rodeio Nacional da categoria. A competição é o maior torneio do Brasil de valorização do trabalho seguro dos eletricistas e é destinada às concessionárias de energia. Tradição entre os profissionais do setor, o campeonato testa seus conhecimentos, disseminando as melhores práticas de segurança e eficiência.
Ao todo, dez profissionais da Celesc vão participar do torneio. Eles foram selecionados dentre 50 candidatos por meio de seletivas internas, realizadas entre 8 e 19 de maio. Neste ano, a etapa nacional será realizada no Espírito Santo, de 7 a 10 de novembro, integrando o Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica, o SENDI, é considerado o principal evento do setor no Brasil. O seminário tem como objetivo apresentar e discutir tendências, bem como promover a inovação e o desenvolvimento do segmento de distribuição de energia elétrica.
O gerente de Treinamento e Desenvolvimento de pessoas da Celesc, Anndrey Kuhnn Sangaletti, explica que as seletivas foram realizadas nos mesmos moldes da competição oficial. Classificaram-se os eletricistas que alcançaram o menor número de penalidades e o menor tempo de execução. “Os critérios são os mesmos utilizados no Rodeio nacional, que leva em consideração um rol de procedimentos, que precisam ser executados de maneira técnica perfeita”, diz.
Para a competição, serão organizadas duas equipes com os selecionados (Celesc D1 e Celesc D2). Cada uma será composta por um padrinho, dois juízes, quatro eletricistas titulares e um reserva.
De acordo com a diretora de Gestão Corporativa, Pilar Sabino da Silva, as expectativas para o torneio estão altas para a competição deste ano. “A Celesc tem orgulho de ser a atual campeã do Rodeio ocorrido em 2018. Nossa expectativa é trazer o bicampeonato para Santa Catarina”, comenta.
Neste período de preparativos, estão sendo realizados treinamentos intensivos. As capacitações estão ocorrendo de maneira planejada no centro de treinamentos, localizada em Florianópolis, em semanas intercaladas, para não prejudicar as áreas em que os participantes trabalham.
A comissão interna do Rodeio definiu o plano de capacitação previamente e serão replicadas as estruturas dos locais onde ocorrerão o Rodeio nacional. Após isso, os eletricistas são capacitados exaustivamente nos procedimentos, colocados em situação de
competição, além de serem acompanhados por instrutores próprios para suporte e ajustes de execução.
“O Rodeio é, antes de mais nada, um evento sobre trabalho seguro”, ressalta a diretora Pilar. “Ao treinar e desenvolver repetidamente procedimentos operacionais do cotidiano, o eletricista tem a oportunidade de aprimorar suas competências, pois desenvolve uma visão
mais ampla e clara da sua forma de trabalhar. A segurança sempre foi uma bandeira prioritária na Empresa, e que está se fortalecendo cada vez mais. Vamos aproveitar essa oportunidade para disseminar práticas de segurança de trabalho na nossa rede”, completa.
Confira a lista dos selecionados que representarão a Celesc no evento:
Geovani Geazzoni Alberton – Agência Regional de Florianópolis
Renan Franco Marins – Agência Regional de Criciúma
André Luiz Correa – Agência Regional de Lages
Ricardo Grapski – Agência Regional de São Miguel do Oeste
Fabiano Goes Lucas – Agência Regional de Mafra
Fabiano Ribeiro da Rosa – Agência Regional de Florianópolis
Thiago Farias Barbosa – Agência Regional de Itajaí
Izael Aparecido Oliveira – Agência Regional de Jaraguá do Sul
Joel da Silva – Agência Regional de Joinville
Ailton Gusmão do Nascimento – Agência Regional de Jaraguá do Sul