Hoje é sábado, 24 de fevereiro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALEm nova coleta do IMA, praias do Norte da Ilha têm melhora...

Em nova coleta do IMA, praias do Norte da Ilha têm melhora na qualidade da água

Os locais ainda seguem apontados como impróprios por conta das coletas anteriores realizadas pelo órgão ambiental

Publicidadespot_img

No último relatório divulgado pelo IMA (Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina), nesta terça-feira (10), as praias de Canasvieiras, Jurerê e Ingleses, balneários mais visitados no verão, tiveram uma melhora significativa na qualidade da água. Dos 22 pontos coletados nessas praias, 21 deram resultado possível para banho, ou seja, abaixo dos 800 escherichia coli por 100 mililitros de água. No entanto, a metodologia adotada pelo IMA, com base no CONAMA, prevê que precisará de mais dois resultados positivos para apontar a praia como própria.

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, esteve no IMA nesta terça-feira junto com sua equipe de meio ambiente para discutir a frequência das coletas de balneabilidade. Para a Prefeitura, o método adotado pelo IMA, bem como sua análise em laboratório, está correto, mas pode ser melhor apurado se aumentar a frequência das coletas. “Sabemos que a metodologia do IMA tem base no conselho nacional e está correta. O que queremos é aumentar a frequência para evitar que praias que são tradicionalmente balneáveis fiquem semanas apontadas como impróprias, quando elas já estão próprias”, explicou o prefeito.

Além disso, a prefeitura quer resultados mais frequentes para ajudar a identificar os problemas com maior rapidez nos balneários. “A culpa de praias impróprias não está no resultado, pois a coleta é consequência. Temos que atacar a causa, o saneamento. Por isso, com monitoramento mais apurado, podemos agir mais rápido, saber porque determinada praia ficou imprópria de um dia para o outro”, disse Topázio. A Prefeitura deve assinar um convênio com o IMA para ajudar no custeio do aumento de frequência.

Prefeitura prepara pacote de saneamento e drenagem para os próximos dias

A equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Florianópolis já está trabalhando em um grande pacote encomendado pelo prefeito para melhoria dos sistemas de esgotamento sanitário e drenagem em Florianópolis. Para o município, é preciso apertar a fiscalização tanto de ligações irregulares, quanto do serviço prestado pela concessionária de esgoto da cidade. Isso foi tema de reunião entre o prefeito e o futuro presidente da Casan durante a semana. Além disso, a prefeitura quer avançar em obras de saneamento sob sua coordenação, priorizando áreas sem rede de esgoto e comunidades de baixa renda. Um novo sistema para gerenciamento da drenagem urbana da cidade, focado em resultados de despoluição, está na lista de projetos já alinhados com a equipe técnica.

VEJA ABAIXO OS LAUDOS DO IMA:

BALNEABILIDADE jurere

BALNEABILIDADE jurere in

BALNEABILIDADE ingleses

BALNEABILIDADE canasvieiras

ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa