Alunos do 9º ano do Centro Educacional Municipal (CEM) Santa Ana, localizado no bairro Colônia Santana, em São José, usaram a criatividade nas aulas de arte com a releitura de pintores famosos. A atividade foi reproduzir uma obra de arte usando objetos, roupas, maquiagem e cenários produzidos por eles mesmos. Em seguida fizeram uma exposição de “quadros vivos”. Com isso, os alunos se transformam na própria obra de arte.
Além do trabalho prático, os alunos aprenderam sobre os artistas. Para que os “quadros vivos” fossem fieis aos originais, em grupos, eles confeccionaram cenários e figurinos, além de terem aprofundado saberes sobre o período da vida em que as obras escolhidas foram pintadas. Essas informações foram transmitidas aos colegas e educadores durante as aulas e a expectativa é que seja feito uma exposição aberta à comunidade.
Os alunos fizeram uma releitura de grandes obras, de artistas como Grant Wood e Romero de Britto. “O resultado foi o melhor possível, e o projeto deu tão certo que queremos expandir. Nossa ideia agora é fazer novas reproduções e montar uma exposição para que os pais e toda a comunidade possam ter acesso”, comemora a professora Fabiana Fontel.
“Esse projeto foi incrivelmente significativo para a escola e para os alunos. Eles tiveram a oportunidade de apresentar e discutir os fatos históricos por trás da construção das pinturas, além de participar ativamente do processo. Os alunos mesmo pintaram as telas, reproduziram obras clássicas, e o resultado ficou maravilhoso”, disse Yume Koga da Silva, diretora do CEM.