Hoje é quarta-feira, 24 de abril de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALEstudo busca tecnologia para monitoramento inteligente da Lagoa da Conceição

Estudo busca tecnologia para monitoramento inteligente da Lagoa da Conceição

O trabalho é uma das 20 pesquisas que serão apresentadas na próxima semana (18 e 19/3) no auditório do Centro Integrado de Operação e Manutenção da CASAN, no Bairro Estreito

Desenvolver sensores portáteis de baixo custo para monitoramento in loco da Lagoa da Conceição. Esse é o objetivo de um projeto em andamento junto ao Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da UFSC.

O trabalho é uma das 20 pesquisas que serão apresentadas na próxima semana (18 e 19/3) no auditório do Centro Integrado de Operação e Manutenção da CASAN, no Bairro Estreito, em Florianópolis.

Os estudos desenvolvidos em colaboração entre FAPESC, CASAN, UFSC e FEESC são voltados a inovações relacionadas ao ambiente da Lagoa da Conceição e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

O ciclo de palestras terá transmissão pelo link  https://meet.google.com/zry-kxwy-pfr

Cinzas da casca de arroz

A criação de sensores portáteis para monitoramento de contaminantes emergentes na Lagoa da Conceição está alinhada com o ODS ´Água Limpa e Saneamento`.

Entre os avanços já obtidos está a síntese de carbon dots (CDs) empregando cinzas da casca de arroz. Os CDs são nanopartículas com potencial em aplicações ambientais, biomédicas e analíticas.

Os estudos prosseguem, pois o foco do trabalho é a detecção dos chamados contaminantes emergentes, uma classe complexa que engloba produtos farmacêuticos e pesticidas, entre outros.

A meta é desenvolver uma ferramenta para detecção de contaminantes complexos, como os pesticidas, de forma sistemática por órgãos públicos, oferecendo suporte a programas eficazes de monitoramento.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa