Regenerar significa dar uma nova vida. A perspectiva direciona um ponto de partida nos processos na construção dos espaços – seja na escala que for -, que envolve positivamente a relação a ser estabelecida localmente e globalmente no âmbito privado e público. Afinal, todo gesto implica um impacto e a forma de conduzi-lo parte do seu criador, no caso, o profissional de arquitetura, design de interiores, decoração e paisagismo.
“Design Regenerativo – um olhar para além da sustentabilidade” é o tema que reunirá convidados nesta quarta-feira, 5 de julho, às 19h30, na Evah Home. O assunto será apresentado num tom de provocação pela arquiteta Marila Filártiga, doutora e mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC e facilitadora em projeto regenerativo pelo Center For Living Environments and Regeneration. O evento de conteúdo é promovido pelo projeto ArqDesign promovido pelo Shopping Casa & Design.
Segundo a arquiteta, há uma grande diferença entre sustentabilidade e regeneração. O termo “sustentabilidade” deriva de “sustentar”, ou seja, criar medidas para sustentar os danos causados por certas empresas ou iniciativas no planeta. A ideia é repor o que foi destruído. Além disso, essa palavra foi um tanto banalizada nos últimos anos. Praticamente qualquer empresa afirma ser sustentável.
Por outro lado, o conceito de “regeneração” propõe a perspectiva de restauração do planeta. Não é necessário apenas sustentar, pois os danos não estão sendo provocados. Essa é a diferença crucial, o design regenerativo busca o impacto positivo. Na prática, uma empresa que adota práticas regenerativas contribui para o bem-estar do planeta, adotando meio de escolhas e definições no projeto.
“Preocupar-se genuinamente com questões socioambientais e buscar fazer a diferença definem o conceito. Por exemplo, quando uma fábrica valoriza a mão de obra local, no caso da Evah Home, ou quando um profissional valoriza o local onde atua informando e honrando a diversidade natural do país”, explica Marila.
Os participantes da conversa também poderão conhecer a mostra Biomas, assinada pelo arquiteto Rafael Bohrz, em exibição na Evah Home. Nos ambientes de regiões distintas do mapa, o conceito regenerativo é aplicado à risca como prova de que é possível inverter a atual ordem das coisas. Restaurar é verbo que precisa ser incorporado nas criações espaciais com efeitos imensuráveis a curto, médio e longo prazo. As inscrições são gratuitas e limitadas, interessados podem garantir sua vaga pelo direct da @evahhome
SERVIÇO
O que: Conversa sobre “Design Regenerativo – um olhar para além da sustentabilidade”
Quando: 5 de julho (quarta-feira)
Horário:19h30
Onde:Evah Home no Shopping Casa & Design
Inscrições gratuitas pelo direct @evahhome
Endereço:Rod. SC-401, Km 05, 4850 – Saco Grande, Florianópolis – SC, 88032-005