Hoje é sábado, 18 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALEvento da ACATE mostra que o mercado das fintechs vai muito além...

Evento da ACATE mostra que o mercado das fintechs vai muito além do setor financeiro

Fintech Trends 2024 vai debater como o processo de "fintechzação" está transformando mercados, do varejo ao agronegócio

Estão abertas as inscrições gratuitas para a edição 2024 do Fintech Trends, organizado pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), para debater o cenário e as tendências do mercado das fintechs. Esta edição será híbrida, com toda a programação no dia 9 de maio, ao vivo e presencial, transmitida online diretamente do Centro de Inovação ACATE Primavera, na SC-401 em Florianópolis.

Com o tema “inovação transformando mercados”, o evento trará uma série de palestras de nomes relevantes para o setor, para mostrar como as novidades que surgem dentro das fintechs podem impactar positivamente todo um leque de setores da economia, em um movimento que tem sido, inclusive, acelerado pelo Banco Central. Muito além do já conhecido e estabelecido Pix, o Brasil tem vivido uma revolução de inovações no setor financeiro com open banking, DREX (a moeda digital oficial brasileira), tokenização de ativos e várias outras facilidades.

“Vemos uma entrega importante do setor das fintechs para os demais. Cada vez mais é debatido como o varejo, por exemplo, pode buscar formas de melhorar as suas vendas, e muitas delas estão associadas com formas inovadoras de facilitar pagamento e crédito para os seus clientes. Ao mesmo tempo, vemos segmentos como manufatura, agronegócio, cada vez mais gerando novos negócios a partir do seu core business, mas relacionando com o mercado financeiro. Então quando falamos de Fintech Trends, falamos, na verdade, de um amplo espectro dentro do ecossistema relacionando as grandes entregas ou possibilidades de melhoria em todas as esferas econômicas e produtivas com soluções financeiras e de pagamento”, avalia o Diretor da Vertical Fintech da ACATE, Ricardo Toledo.

Com essa visão globalizada da atuação, o Fintech Trends 2024 é aberto para empresas das mais variadas áreas e terá, ao todo, quatro horas de palestras e painéis. Contará com a participação de fintechs, empresários, decisores e órgãos reguladores sobre as temáticas de financeirização digital, tecnologias atuais e futuras, novos públicos, moedas digitais, Open Finance e finanças sustentáveis. Entre os palestrantes, estão nomes como Natália Braulio (Fenasbac), Reinaldo Rabelo (Mercado Bitcoin), Anderson Wustro (Questum), Otávio Picasky (Darwin Startups) e Annalisa Blando, Vice-presidente de Finanças da ACATE.

“Vamos trazer debates muito interessantes a respeito de todo esse processo das fintechs e entregas para a sociedade e setores produtivos. Serão discutidas tendências econômicas para o nosso mercado, o que os analistas estão vendo pela frente, o ponto de vista de negócios vindo de investidores, e um capítulo especial também sobre finanças sustentáveis. Como isso se alinha com o melhor desenvolvimento sustentável das pessoas e da sociedade. Então, o Fintech Trends vai ser um evento fantástico, um grande passo também para a nossa região, sendo um dos principais fóruns de discussão sobre tendências e soluções aqui no Sul do país”, completa Toledo.

Sobre a ACATE

A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) representa os interesses do setor tecnológico catarinense desde 1986. A missão da entidade é apoiar o ecossistema local de ponta a ponta, das startups às empresas de grande porte, e gerar conexões que fortalecem o setor de tecnologia em Santa Catarina. Para reforçar o ecossistema de inovação catarinense, a Associação é gestora de iniciativas como a incubadora MIDITEC, o laboratório de inovação aberta LinkLab, as Verticais de Negócios, a rede de investidores-anjo, entre muitas outras. A ACATE está presente também em outras regiões do país e do mundo, e já conta com um hub de inovação no Canadá, o qual constitui uma entidade jurídica promotora de oportunidades de conexão e negócios para empresas que desejam iniciar sua jornada de internacionalização de maneira facilitada.

Serviço

O que: Fintech Trends: Inovação transformando mercados

Quando: 9 de maio, das 14h30 às 20h

Onde: Híbrido | Online ou presencial no Centro de Inovação ACATE Primavera – Florianópolis (SC)

Ingressos gratuitos no Sympla

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa