O Museu da Imagem e do Som, no Centro Integrado de Cultura (CIC), sediará a exposição “Verdejante”, a partir desta quinta-feira (29). A abertura da exposição, às 19h, será também o lançamento da programação do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024. A exposição permanecerá aberta ao público até 26 de setembro, das 9h às 21h, com entrada livre e gratuita.
“Verdejante” faz uma homenagem ao idealizador do FAM, Antonio Celso dos Santos, falecido em 2023. Além de cineasta, foi filósofo e diretor-geral do FAM, evento que se tornou uma importante janela para o cinema latino-americano e projetou a cidade de Florianópolis para o cinema internacional.
“Verdejante é um verbo que Celso dizia muito durante minha infância. Quem verdeja, também pulsa pela vida que está em ciclo e manifesta sua qualidade e sua essência ao ser ação. E assim celebramos a vida de Celso”, diz Marilha Naccari, filha de Celso e diretora de programação do FAM, sobre o título e a celebração de sua memória. A exposição não é a única homenagem. O filme de Celso, “Ritinha”, estará na abertura do festival. “É um compartilhar de que aqui permanecemos, conectados, em rede, em afeto. Assim seguimos fortalecendo a casa, nosso continente, o audiovisual e cada um de nós”, completa Marilha.
EXPOSIÇÃO
Utilizando recursos multimídia, a exposição remonta alguns anos de sua produção multifacetada e seus sonhos, por meio de fotografias, áudios, objetos, roteiros, entrevistas e homenagens que Celso recebeu. Também serão exibidos trechos de filmes realizados por ele em mais de 30 anos dedicados à produção, difusão, formação de público e fomento aos debates sobre políticas públicas do audiovisual da América Latina.
Antonio Celso dos Santos (Jacareí/SP 1956 – Florianópolis 2023) era graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Idealizou, ao lado da esposa Denise Naccari, os Seminários de Cinema e Televisão do Mercosul, em 1997, que deram origem ao FAM, hoje com 28 edições consecutivas.
Como diretor da Associação Cultural Panvision por 20 anos, Celso criou uma referência para público e profissionais do audiovisual latino-americano com a concretização de seu sonho coletivo, o FAM. Esta homenagem se justifica pela dedicação de sua vida a essa obra contínua que ofereceu tanto à sociedade catarinense.
O 28º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024 é um projeto cultural produzido através da lei de incentivo à cultura e por meio do Programa de Incentivo à Cultura – PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. Tem o apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes através do Programa de Fomento ao Audiovisual, edital 2023 e do Prêmio Catarinense de Cinema, edição especial Lei Paulo Gustavo, Fundação Catarinense de Cultura, Estado de Santa Catarina. Tem o incentivo do Grupo Krona. Patrocínio ANCINE – Agência Nacional do Cinema, Itaú Unibanco e Sebrae. Realização Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.
Consulte classificação indicativa e medidas de acessibilidade para as diversas atividades.
PROGRAMAÇÃO
Exposição “Verdejante”
Abertura: 29 de agosto de 2024, às 19 horas
Visitação: 29 de agosto a 26 de setembro, das 9h às 21h
Entrada livre e gratuita
Museu da Imagem e do Som – MIS
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica, Florianópolis