Um almoço para ficar na memória! O tradicional Prêmio IGK homenageou, mais uma vez, pessoas e organizações que proporcionam transformação social em Santa Catarina. Além das premiações, o evento contou com apresentação da produtora cultural Raquel Guerra, com os educandos do IGK Dance e também do Projeto de violino, que criaram uma apresentação juntando essas duas artes e a apresentação emocionante dos estudantes Júlia Jorge de Souza e Aleph Serralheiro Arceno, com um número musical interpretado em libras.
Gustavo Kuerten, ídolo manezinho e referência do Tênis mundial, não perde uma edição do Prêmio e, com muita emoção, falou da alegria em comemorar os 24 anos do IGK, que já atendeu tantas crianças e famílias em vulnerabilidade social e da importância do incentivo que ganhou do irmão mais velho, Rafael Kuerten, e da mãe Alice Kuerten, para ter êxito no mundo do esporte. “”Isso é um privilégio que a gente tem de poder, desde cedo, conviver com isso! E na vida é isso que nos fortalece. É esse carinho que depois vira garra, vontade e superação. Da mesma forma que me incentivaram, nossa família incentiva todas as crianças e adolescentes que fazem parte do Instituto”, afirma o ex-tenista.
A presidente do Instituto, Alice Kuerten, trouxe no discurso a importância de viver o agora e como cada um pode fazer a diferença, para ter um mundo cada vez melhor. “Esse é o nosso grande objetivo de vida, ser um instrumento de paz nesse mundo”, afirma Alice Kuerten.
Conheça as cinco categorias premiadas:
Prêmio Inspiração: Lucineia Baltazar Kuiavski descobriu que a deficiência não era um obstáculo e, mesmo sem os membros superiores, ela não deixou de fazer nada do que precisava para viver.
Prêmio Trabalho Voluntário: Maciel de Lacerda que é um dos voluntários, professor faixa marrom, que atua no Projeto “Lutar para Vencer”. A ação oferece aulas gratuitas de jiu-jitsu para crianças de 06 a 17 anos promovendo o desenvolvimento físico e mental de todos os participantes.
Prêmio Líder Comunitária: Ana Cristina Bittencourt, que nasceu na comunidade do Mocotó e é professora de dança e aluna de matemática na UFSC e, como responsável do grupo Mitos, Ana atende 90 crianças da comunidade com aulas de dança, percussão, reforço escolar e a chance do primeiro emprego.
Prêmio Projeto Social: Projeto Reverbera que hoje atende 200 pessoas entre crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade social preparando jovens para o mercado de trabalho e ajudando alunos com oficinas no contraturno escolar.
O evento comemora os 24 anos do IGK, lançado em 17 de agosto de 2000. O Instituto já contabilizou mais de 112 mil pessoas atendidas durante esses anos de trabalho e dedicação, por meio de programas como o Campeões da Vida, Ações Especiais e Fundo de Apoio a Projetos Sociais (FAPS), em prol da justiça e transformação social através de atividades esportivas, educacionais e sociais.