Idealizado e produzido pelo Instituto Incentivar, o projeto Desvendar Canoagem, que visa promover o esporte e a sustentabilidade de maneira lúdica, inclusiva, leve e colaborativa, terá seu festival esportivo nos próximos dias 13 e 14, em Florianópolis. O evento será realizado das 9h às 12h e das 14h às 17h, na sede do projeto, na Avenida das Rendeiras, e marca o início do encerramento das atividades do projeto, no dia 29.
No evento, alunos matriculados poderão demonstrar, além dos aprendizados práticos na canoagem, os materiais produzidos por eles próprios nas aulas, como um incentivo à sustentabilidade.
O festival trará, ainda, a todos os estudantes matriculados, uma competição separada por faixas etárias e medalhas de participação. “A competição será algo para dar um estímulo a mais. O nosso grande objetivo, o de criar consciência ambiental por meio do esporte a tantos jovens, foi atingido com sucesso. Ao todo, durante o ano, recolhemos aproximadamente cinco toneladas de materiais recicláveis da cidade”, celebra Hans Mallmann, gerente do Projeto Desvendar Canoagem.
O Desvendar Canoagem
A iniciativa, viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte também conta com o apoio da Prefeitura de Florianópolis, que ajudou o projeto a superar as expectativas iniciais, batendo a meta inicial de 180 estudantes no núcleo. Com esse apoio, o projeto, nestes nove meses, recebeu 443 alunos, com idades de 10 a 18 anos, de escolas da rede pública (municipais e estaduais).
Dentre as inúmeras atividades realizadas no período, a principal foi aplicar os aprendizados das palestras de sustentabilidade e disciplina ambiental para produzir o próprio caiaque, ou prancha, com o qual aprenderam as técnicas da canoagem. O grupo também recebeu uniforme, remo e colete.
A ideia surgiu da missão do Instituto Incentivar de desenvolver o esporte educacional por meio de processos de impacto, atendendo demandas sociais e de sustentabilidade dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas). A ideia, neste caso, é promover o esporte e a sustentabilidade de forma lúdica inclusiva, leve e colaborativa, incentivando a integração coletiva.
Hans Mallmann, ex-atleta da seleção brasileira de Canoagem, gerente do Desvendar Canoagem, enfatiza a importância do esporte na vida das crianças e dos adolescentes. “Criança no esporte significa ganhar conhecimento, disciplina, conhecer novas pessoas e, principalmente, ganhar saúde. É de suma importância que a nova geração esteja atenta às mudanças no clima e como podemos ajudar contribuindo para que cada vez mais pessoas tenham esse olhar clínico para o meio ambiente”, afirma.
Já Paulo Pontes, presidente do Instituto Incentivar, salienta o poder transformador do esporte, meio mais eficaz de transmitir uma mensagem. “As crianças conseguem receber e absorver informações com muito mais facilidade se divertindo e realizando atividades esportivas. Dessa forma, é o canal perfeito para compartilharmos nossas ideias de sustentabilidade e da importância da reciclagem para bem-estar conectado à natureza”.
Serviço
Festival Esportivo Desvendar Canoagem Florianópolis (SC)
Data: 13 e 14 de agosto
Horário: Das 9h às 12h e das 14h às 17h
Local: Sede do projeto, na Avenida das Rendeiras, 2016, Lagoa da Conceição.
Sobre o Instituto Incentivar
O Instituto Incentivar Esporte e Cultura nasceu em 2013, na cidade de São Paulo/SP, por meio da união entre profissionais e entusiastas de diversos campos de atuação em esporte e cultura, com o intuito de somar forças e a experiência de cada um e cada uma no sentido de propor, incentivar e viabilizar projetos que impactem a nossa sociedade. Desde então, esteve envolvido com a realização dos projetos Virada Esportiva Inclusiva, Desvendar Canoagem e Águas de Gaia.
Desvendar Canoagem
O Projeto Desvendar Canoagem 2 Florianópolis é realizado pelo Instituto Incentivar, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania.