Hoje é quinta-feira, 18 de abril de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALFestival no Sul da Ilha terá 10 horas de programação cultural gratuita...

Festival no Sul da Ilha terá 10 horas de programação cultural gratuita neste sábado (27)

Shows de artistas renomados da cena catarinense serão intercalados por apresentações dos alunos e professores das oficinas do Projeto Culturaberta

O Projeto Culturaberta apresenta seu primeiro festival, com 10 horas de programação gratuita e aberta ao público, no Sul da Ilha, neste sábado (27/5). Das 13h às 23h o público será presenteado com um cronograma cultural recheado de atrações renomadas como Dandara Manoela e Cores de Aidê, o projeto Há Um Blues no Fim do Túnel, de Marco Oliva e Claudio Schuster, a banda Tarrafa Elétrica, de Itajaí, além da peça A Grande Invenção de Julio Maestri, e o Boi de Mamão Arreda Boi, da Barra da Lagoa. Tudo isso intercalado por apresentações dos professores e alunos das oficinas do projeto, de dança tribal, dança afro-brasileira, flamenco, canto, pandeiro, cavaquinho, palhaçaria e circo, dança de salão, além da exposição de desenho realista e fotografias. Os intervalos serão embalados pelo DJ Kibo.

O Projeto Culturaberta iniciou há dois meses e tem mais de 300 alunos inscritos em 16 cursos de formação estendida em diversas áreas artísticas. Programado para acontecer de abril a novembro de 2023, o projeto tem como principal objetivo impactar positivamente a sociedade, por meio da formação, difusão e promoção da cultura, visando valorizar o trabalho artístico autoral catarinense e dar oportunidade aos cidadãos de acessar arte e cultura nas mais diversas formas. Por isso, além das oficinas, a iniciativa propõe a realização de quatro festivais gratuitos e abertos ao público, não só para oferecer à população uma opção cultural e de lazer, mas também para os alunos das oficinas terem a oportunidade de aplicar seus aprendizados, e apresentá-los ao público no formato de intervenções artísticas,  com a segurança e apoio de seus professores.

“Incluir na programação do festival os alunos e professores das oficinas, apresentando ao público os trabalhos desenvolvidos em aula, mesmo que ainda em processo, será nosso diferencial, pois queremos mostrar que a arte é construção e que aprender e criar são processos permanentes. É uma oportunidade para os visitantes e para os participantes do projeto”, explica Osvaldo Pomar, diretor artístico, proponente do projeto e professor da oficina de pandeiro.

A realização do Culturaberta é garantida pelo incentivador único Brasil Atacadista, via Programa de Incentivo à Cultura. “A proposta do projeto Culturaberta, de promover a cultura popular, está conectada com a marca do Brasil Atacadista. Estamos felizes por valorizarmos juntos quem faz arte em nossa terra e por contribuir para que as pessoas tenham acesso à produção artística, em toda sua riqueza e diversidade”, afirma Ulysses Horn, Gerente de Marketing do Brasil Atacadista.

Programação completa

13h – Exposição de Artes Visuais das Oficinas
14h30 – A Grande Invenção – Júlio Maestri (Florianópolis-SC)

15h30 – Intervenções das Oficinas

16h – Boi de Mamão – Arreda Boi (Florianópolis-SC)

17h – Intervenção das Oficinas

17h30 – Tarrafa Elétrica – Som Peixeiro de Raiz (Itajaí-SC)

18h45 – Intervenção das Oficinas

19h10 – Há Um Blues no Fim do Túnel – Marcoliva e Cláudio Schuster (Florianópolis-SC)

20h20 – Intervenções das Oficinas

21h – Dandara Manoela & Cores de Aidê (Florianópolis-SC)

Como chegar

O 1º Festival Culturaberta será no espaço Matura Floripa, no Campeche, localizado na SC 405, próximo à rótula do novo acesso ao aeroporto. A organização do evento recomenda o uso do transporte público e aplicativos de mobilidade.

Para os que optarem ir de carro, haverá um estacionamento parceiro por R$ 10. O estacionamento da Matura será disponibilizado para atender ao público e infraestrutura do Festival. A produção também recomenda não estacionar nas ruas laterais e nos acostamentos da rodovia, evitando multas e transtornos ao coletivo.

Se beber, não dirija! Chegue cedo para aproveitar toda a programação e garantir a entrada. Local sujeito a lotação.

Alimentação e bebidas

Comidinhas de boteco e lanches serão oferecidos pelo bar da Matura, que também serve suas cervejas artesanais de produção própria e bebidas não-alcóolicas. A casa funciona mediante a compra de fichas no caixa para consumo ao longo do evento.

Serviço

1º Festival Culturaberta

Data: 27 de maio, sábado, das 13h às 23h.

Local: Matura Floripa – SC-405, 3451 – Campeche, Florianópolis – SC

Entrada gratuita por ordem de chegada. Sujeito a lotação. Chegue cedo.

Evento com área coberta.

Evento acessível em libras.

Estacionamento parceiro: R$10,00 – Rod. Aparício Ramos Cordeiro, 361 – Campeche, Florianópolis – SC

Incentivo:

@brasil.atacadista

Programa de Incentivo à Cultura PIC

@fcc.cultura

Governo do Estado de SC

Apoio:

@maturafloripa

Atelier de Percussão

@pandeiros.fabiano.raposa

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa