A Prefeitura de Florianópolis anunciou a contratação de 50 agentes auxiliares de fiscalização, que já estão atuando para reforçar a sensibilização de pessoas em situação de rua. Eles vão focar no convencimento para que essas pessoas acessem os serviços da Prefeitura. Os profissionais também irão prestar apoio a comerciantes e pedestres da região central, combatendo todo tipo de assédio, ameaça e importunação.
“Essa é mais uma ação que realizamos para fortalecer o cumprimento de normas no município, para ajudar e dar mais segurança para comerciantes e pessoas que passam todos os dias pelo centro da cidade”, explica o Prefeito Topázio Neto,
A atuação deles será pela presença ostensiva pelas ruas observando a ocorrência de problemas com limpeza, ambulantes e pessoas em situação de rua. Divididos em duplas e trios, eles percorrerão roteiros pré-estabelecidos observando o espaço público, interagindo com a população e intervindo diante dos problemas e, quando necessário, acionando os órgãos envolvidos, como Guarda Municipal, Comcap, Assistência Social e outros.
“Iremos reforçar o cumprimento de regras de uso do espaço público e convivência entre as populações em situação de rua e outras populações vulneráveis como crianças, mulheres e idosos”, explica Araújo Gomes, secretário municipal de segurança e ordem pública.
Para pessoas em situação de rua, são oferecidos diversos serviços que visam à reestruturação social. Entre eles, o Centro Pop, Restaurante Popular, encaminhamento para abrigos como a Passarela da Cidadania e Hotel Social 2S e outros benefícios.